Novos valores da taxa administrativa e do Samu passam a vigorar em 1º de março

Câmara de Santa Clara do Sul – Dos quatro projetos aprovados pelos vereadores na semana passada, dia 14, um altera o valor das taxas mensais, por habitante, de participação do município no rateio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa). A partir de 1º de março, a taxa administrativa passa dos atuais R$ 0,33 para R$ 0,36 e do SAMU aumenta de R$ 0,35 para R$ 0,71.

Os novos valores foram aprovados em assembleia com os consorciados realizada em 9 de novembro de 2017. O propósito é restabelecer o equilíbrio financeiro da entidade e possibilitar a continuidade da prestação dos serviços de atendimento móvel de urgência.

Duas outras matérias autorizam o Executivo a contratar profissionais de forma temporária, em situação de emergência e atendendo excepcional interesse público. Um dos casos é para a área da educação quando da necessidade de preenchimento de vagas de professor de Séries Iniciais, Educação Física, Matemática, Português/Inglês, História e de Geografia, além de educador infantil, servente, monitor educacional e social. O outro projeto abre a possibilidade de contratação temporária de uma agente comunitária de saúde em substituição a titulares afastadas.

Por fim, o Legislativo aprovou a ampliação do número de vagas de estagiários/estudantes de 40 para 50. O objetivo é atender a demanda na escola de educação infantil face à criação de novas turmas.

Campanha da Fraternidade discute violência

Na tribuna, Helena Herrmann (PMDB) falou da Campanha da Fraternidade 2018 – cujo tema deste ano é “Fraternidade e superação da violência” – e da Quaresma. Ambas começaram na última quarta-feira, dia 14 de fevereiro.

Segundo a vereadora, trata-se de um assunto importante e que merece a atenção de todos. “Durante o carnaval vimos os casos de violência no Rio de Janeiro”, exemplificou. Destacou o fato de Santa Clara do Sul manter baixos índices de criminalidade.

Helena ainda desejou fraternidade a todos os colegas da Câmara de Vereadores e leu uma mensagem resumindo o início da Quaresma.

Data de publicação: 19/02/2018