Vereadora Helena Herrmann falou sobre as alterações ocasionadas a partir do ataque criminoso ao Pronto Socorro do HBB

Câmara de Santa Clara do Sul – O ataque criminoso registrado no dia 1º de abril, quando um homem entrou no setor de emergência do Hospital Bruno Born (HBB) e colocou fogo no guichê de atendimento devido à demora no atendimento a seu filho, foi um dos assuntos debatidos na sessão do Legislativo da semana passada, dia 4.

Segundo a vereadora Helena Herrmann (MDB), a situação ocasionou reflexos nos municípios. Em Santa Clara do Sul, os pacientes que necessitam de atendimento especializado durante o período de expediente da Unidade Básica de Saúde (UBS), que vai das 7h30 às 18h de segunda a sexta-feira, estão sendo recebidos no setor de emergência do HBB por meio da regulação entre médicos. Nesse caso, o médico da UBS faz contato com o profissional do Pronto Socorro, que avalia a situação e, em caso de necessidade, o paciente é recebido no setor de emergência do hospital.

Helena também informou que os pacientes que precisam de atendimento fora do horário de expediente da UBS de Santa Clara do Sul estão sendo recebidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lajeado que, se necessário, regula o paciente ao HBB. Reuniões do governo municipal com a direção do hospital estão ocorrendo para tratar de definições futuras.

A sessão também marcou a posse do suplente de vereador do MDB, Estevão Heisler, que assumiu uma vaga na Câmara no lugar do colega Henrique Goettens.

Data de publicação: 09/04/2018

Créditos: Rafael Simonis