Valor de R$ 30 mil será usado para custear sistema de vídeo-monitoramento em 2018

Santa Clara do Sul – O único projeto em pauta na sessão da semana passada, dia 29 de agosto, foi aprovado de forma unânime pelos vereadores. A matéria autoriza o Executivo a abrir um crédito especial no valor de até R$ 30 mil, a ser utilizado no exercício de 2018, para viabilizar a instalação de 12 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. O objetivo é inibir a atuação de bandidos e ampliar a segurança no município.

Trata-se de uma medida importante em resposta ao aumento da criminalidade. Além de um homicídio ocorrido em junho, foram registrados mais de 20 casos de furto ou roubo nos últimos meses no município. Em março, por sua vez, a agência local do Banco do Brasil foi arrombada por criminosos que invadiram o local após explodirem a estrutura.

O projeto de instalação das câmeras aguardava uma garantia por parte da Brigada Militar de que haveria soldados para monitorar as imagens, o que foi confirmado pelo comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Luis Marcelo Gonçalves Maya, em audiência realizada com o prefeito no dia 21 de agosto. Maya informou que o sistema de Santa Clara do Sul será integrado à central de Lajeado, permitindo o monitoramento a partir da cidade vizinha.

Marcelo Foltz (PT) parabenizou o prefeito Paulo Kohlrausch pela iniciativa. “Estou muito feliz com a aprovação desse projeto, que tratará mais segurança à comunidade e melhores condições de trabalho aos comerciantes”, salientou. O vereador lembrou que cerca de cinco anos atrás esteve no gabinete do prefeito com um representante de uma empresa privada de segurança, mas na época achou-se mais conveniente permanecer apenas com a vigilância da Brigada Militar. “Porém, as coisas pioraram bastante de lá para cá. Hoje são registrados casos de criminalidade toda a semana, sendo necessário investir em segurança”, observou.

Data de publicação: 04/09/2018