Além da premiação, Santa Clara Tem Valor foi apresentado em evento no Uruguai

Câmara de Santa Clara do Sul – O prêmio latino-americano de bom governo municipal conquistado por Santa Clara do Sul recentemente em Punta Del Este, no Uruguai, foi elogiado pela vereadora Helena Herrmann (MDB) na sessão do Legislativo realizada na semana passada, dia 5 de setembro. O reconhecimento ocorreu durante a XII Cúpula Hemisférica de Prefeitos, promovida pela Federação Latino-americana de Municípios.

Segundo a vereadora, além da premiação, o prefeito Paulo Kohlrausch foi convidado a apresentar o case do programa Santa Clara Tem Valor no encontro, que teve a participação de mais de 2,5 mil representantes de toda a América Latina. “Parabenizo o prefeito pela premiação recebida devido à boa gestão à frente do Executivo e pela preocupação com o comércio local, qualificando os setores econômicos do município por meio do Santa Clara Tem Valor”, salientou.

Helena ainda lembrou que em maio deste ano, durante a Marcha dos Prefeitos em Brasília, o programa voltado à sustentabilidade econômica do município já havia conquistado o primeiro lugar no Prêmio MuniCiência, desenvolvido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com a União Europeia no sentido de valorizar as práticas mais inovadoras em gestão municipal de todo o país.

De acordo com a vereadora, recentemente o Santa Clara Tem Valor foi registrado por uma equipe de consultores e técnicos da CNM. Uma série de entrevistas foi realizada no município com a administração local, empresários e moradores, entre outros atores do projeto. O propósito da visita foi sistematizar a iniciativa em um novo exemplar dos Guias de Replicação, produzidos pelo projeto UniverCidades. A partir dos guias produzidos, outras prefeituras poderão adaptar os projetos para suas regiões.

Helena também destacou a caminhada cívica realizada no dia 6 de setembro, começando em frente ao Clube Centro de Reservistas e encerrando no Ginásio de Esportes, onde teve hora cívica e apresentações de talentos locais. Uma das atrações foi a Banda Marcial da Escola Frei Henrique de Coimbra, que conduziu a caminhada junto com integrantes da Orquestra Municipal.

Dia dos Irmãos

Márcio Haas (PTB) lembrou a passagem do Dia dos Irmãos. Segundo ele, é preciso respeitar uns aos outros para se ter esperança de dias melhores. “E os irmãos são uma prova disso”, ressaltou. O vereador ainda homenageou os seus irmãos e pediu um mundo que valorize mais a família e que seja menos egoísta. “Eu ainda acredito nas pessoas e, principalmente, nas crianças. Mas temos que evitar que a tecnologia tome o lugar do diálogo e das famílias. E o sentimento de irmão é fundamental para isso”, mencionou.

O petebista também desejou boas-vindas à suplente de vereadora Laidi Weber (PDT), que assumiu uma cadeira no Legislativo, e parabenizou os partidos que oferecem essas oportunidades. Haas ainda condenou o modelo de entrevistas realizado pela TV Globo no Jornal Nacional. “Olhei os debates dos apresentadores com os presidenciáveis e achei uma vergonha o estilo com o qual eles conduziram as entrevistas, interrompendo as respostas dos candidatos. Uma falta de respeito e uma ironia por parte dos repórteres. Quem estava em dúvida, continua em dúvida considerando esse debate”.

Data de publicação: 11/09/2018