Professora aposentada recebe homenagem pelos serviços prestados à comunidade

Câmara de Santa Clara do Sul – Os vereadores aprovaram na semana passada, dia 7 de novembro, o projeto de autoria de Márcio Haas (PTB) que concede o título de cidadã santa-clarense a Nelma Eronita Fritsch como reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade de Santa Clara do Sul.

Dona Nelma atuou como professora e diretora em Santa Clara do Sul entre os anos de 1967 e 1974. Inclusive, foi a primeira educadora na antiga Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG), que mais tarde passaria a se chamar Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). Estima-se que em torno de 1,5 mil alunos tenham passado por seus ensinamentos.

A professora aposentada começou sua trajetória em Santa Clara do Sul em 1967 ministrando o curso de admissão ao ginásio. Foi a primeira educadora na CNEG, sendo que entre 1969 e 1971 ocupou o cargo de diretora do colégio. Ainda atuou como coordenadora da escola e depois ainda seria assessora administrativa. Encerrou sua trajetória no colégio em 1974.

O vereador Márcio Haas disse ser justo homenagear pessoas que fizeram parte da história do município. Segundo ele, a professora teve papel fundamental na educação de Santa Clara do Sul. “O ensino no município se divide entre antes e depois da dona Nelma. Por isso, ela jamais será esquecida pelos ex-alunos e comunidade escolar”, destacou.

Haas informou que a sessão solene que marca a entrega do título de cidadã santa-clarense a dona Nelma ocorre nesta quarta-feira, dia 14, a partir das 19h30min, logo após a sessão ordinária. Além da homenageada, haverá a presença de familiares, amigos e ex-alunos.

Biografia

Nelma Eronita Jasper nasceu em 5 de março 1932, na localidade de Nova Westfália, município de Taquari. Em 1947, seus pais transferiram residência para Lajeado, onde se casou em 1950 com José Lorton Fritsch, hoje aposentado como auxiliar administrativo do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), com quem teve dois filhos: Roi José e Joel. Em 2011 passaram a morar em Estrela.

É professora estadual aposentada desde abril de 1985. Atualmente dedica-se a atividades como voluntária em três entidades e curte a sua família, agora com quatro bisnetas. Entre suas formações estão o curso primário no Grupo Escolar de Teutônia; curso ginasial no Colégio São José de Lajeado; dois anos de Curso Normal Rural em Santa Cruz do Sul; Curso de Suficiência em Língua Portuguesa na UFRGS; Curso Normal na Escola Madre Bárbara de Lajeado; Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura - Inglês na FATES (hoje UNIVATES); Curso de Pós-graduação em Teoria, Métodos e Técnicas de Ensino na UNISINOS; Curso de Aperfeiçoamento em Avaliação do Ensino de Segundo Grau na PUC.

Data de publicação: 11/11/2018

Créditos: Rafael Alexandro Simonis