Dona Nelma marcou história no município como professora e diretora entre 1967 e 1974

“Aos meus 86 anos, não imaginava que ainda passaria por um momento de tamanha alegria e emoção”. A frase de dona Nelma Eronita Fritsch resumiu o sentimento vivenciado por ela na semana passada, dia 14 de novembro, quando a professora aposentada recebeu o título de cidadã santa-clarense em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores.

O reconhecimento se deve aos relevantes serviços prestados por dona Nelma como professora e diretora em Santa Clara do Sul entre os anos de 1967 e 1974. Inclusive, foi a primeira educadora na antiga Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG), que mais tarde passaria a se chamar Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). Estima-se que em torno de 1,5 mil alunos tenham passado por seus ensinamentos.

A professora aposentada fez questão de dividir a homenagem com a família, colegas de profissão da época e, principalmente, com a turma de ex-alunos que proporcionou esse momento marcante em sua vida. “Agradeço a todos que me deram essa grande alegria”, salientou.

Márcio Haas, autor do projeto, agradeceu aos colegas pela aprovação e parabenizou os ex-alunos pela iniciativa. Segundo ele, trata-se de um reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade de Santa Clara do Sul. “O ensino no município se divide entre antes e depois da dona Nelma. Seu trabalho jamais será esquecido”, frisou.

Ana Maria Lenhart falou em nome dos ex-alunos. Ela lembrou que aos 19 anos teve a oportunidade de voltar a estudar, época em que foi aberta a seleção das primeiras turmas do Ginásio, hoje chamado de Ensino Médio. “Dona Nelma nos conduziu com todo carinho nessa jornada, com firmeza e dedicação. Ela era enérgica quando precisava, mas sabia acolher a todos que necessitavam. Escreveu sua história em Santa Clara do Sul e nas nossas vidas”, enalteceu.

O prefeito Paulo Kohlrausch disse se tratar de uma homenagem justa à dona Nelma que, segundo ele, marcou de maneira significativa a comunidade de Santa Clara do Sul. “É um reconhecimento simbólico a todos os professores que fazem o seu trabalho com carinho e amor”.  Observou, ainda, que o propósito de vida de dona Nelma se assemelha à missão do governo municipal, que é servir de suporte para o desenvolvimento das pessoas. “Nada na vida é por acaso. Como fazem falta hoje em dia pessoas que têm amor por sua profissão”, ressaltou.

O prefeito também aproveitou o momento para prestar uma homenagem ao trabalho realizado em Santa Clara do Sul pelo professor, ex-vereador e ex-secretário Ângelo Braun, assim como pelo ex-prefeito José Antônio Adams, que participaram da sessão solene que concedeu o título de cidadã santa-clarense à dona Nelma.

A professora aposentada começou sua trajetória em Santa Clara do Sul em 1967 ministrando o curso de admissão ao Ginásio. Foi a primeira educadora na CNEG, sendo que entre 1969 e 1971 ocupou o cargo de diretora do colégio. Ainda atuou como coordenadora da escola e depois ainda seria assessora administrativa. Encerrou sua trajetória no colégio em 1974.

Biografia

Nelma Eronita Jasper nasceu em 5 de março 1932, na localidade de Nova Westfália, município de Taquari. Em 1947, seus pais transferiram residência para Lajeado, onde se casou em 1950 com José Lorton Fritsch, hoje aposentado como auxiliar administrativo do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), com quem teve dois filhos: Roi José e Joel. Em 2011 passaram a morar em Estrela.

É professora estadual aposentada desde abril de 1985. Atualmente dedica-se a atividades como voluntária em três entidades e curte a sua família, agora com quatro bisnetas. Entre suas formações estão o curso primário no Grupo Escolar de Teutônia; curso ginasial no Colégio São José de Lajeado; dois anos de Curso Normal Rural em Santa Cruz do Sul; Curso de Suficiência em Língua Portuguesa na UFRGS; Curso Normal na Escola Madre Bárbara de Lajeado; Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura - Inglês na FATES (hoje UNIVATES); Curso de Pós-graduação em Teoria, Métodos e Técnicas de Ensino na UNISINOS; Curso de Aperfeiçoamento em Avaliação do Ensino de Segundo Grau na PUC.

Data de publicação: 19/11/2018