Prefeito compartilha modelo de gestão em Portugal e União confirma verba para Emei

Câmara de Santa Clara do Sul – As conquistas alcançadas pelo município nas últimas semanas foram destacadas pela vereadora Helena Herrmann na sessão do Legislativo da semana passada, dia 14. Entre os assuntos abordados esteve a viagem do prefeito Paulo Kohlrausch a Portugal para compartilhar experiências sobre gestão pública, a convite da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Helena informou que o intercâmbio com o país lusitano é um reconhecimento aos municípios vencedores do prêmio MuniCiência, no qual Santa Clara do Sul conquistou o primeiro lugar em nível nacional em maio deste ano. A missão a Portugal ocorre de 17 a 24 de novembro.

Kohlrausch apresentará o programa Santa Clara Tem Valor, que atua sobre as áreas da economia, do aperfeiçoamento humano e da qualidade de vida local, visando ao aumento da receita e à oferta cada vez mais qualificada de obras e serviços à população. Também realizará visitas a cidades portuguesas e participará de atividades com o intuito de promover o intercâmbio de experiências inovadoras. “É um marco para Santa Clara do Sul devido ao trabalho e eficiência na gestão pública”, frisou a vereadora.

Helena também falou da ida a Brasília de 5 a 7 de novembro acompanhando o prefeito, a secretária de Saúde e Assistência Social, Iara Kohlrausch e a secretária de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Mallmann. “Lá tivemos a confirmação por parte do Ministério da Educação do repasse de R$ 2,4 milhões para a construção da nova Escola de Educação Infantil”, comemorou.

Segundo a vereadora, vale a pena buscar recursos no Distrito Federal quando a viagem é planejada e se tem algum representante que realmente ajuda a abrir as portas ao município, como é o caso do deputado federal Osmar Terra.

Helena ainda enalteceu dois eventos realizados no município nos últimos dias. Um deles foi o segundo encontro da Liga Santa-clarense de Combate ao Câncer, numa parceria com a Secretaria de Saúde e Assistência Social. Entre a programação, a vereadora ressaltou a palestra ministrada pelo doutor Renato Cramer Peixoto Jr., que falou sobre “Prevenção do Câncer de Mama e Próstata”.

Durante o encontro, foram sorteados 25 exames de próstata e 25 mamografias entre os presentes. “Temos 20 pacientes cadastrados e neste semestre estamos auxiliando cinco pessoas”, observou a vereadora, que preside a Liga de Combate ao Câncer do município. Conforme ela, os homens e as mulheres precisam perder a vergonha de falar sobre próstata e mamografia. “É essencial que o homem, além do PSA, faça o exame de toque a partir dos 60 anos. Temos que falar sobre esse assunto, pois é uma questão de cuidado do nosso corpo”, mencionou.

Por fim, Helena cumprimentou a Secretaria de Saúde e Assistência Social pela organização do Encontro Regional de Saúde Mental realizado em Santa Clara do Sul numa parceria com a 16ª Coordenadoria Regional da Saúde. O evento teve a participação de 37 municípios e um público superior a mil pessoas. Segundo a vereadora, várias cidades apresentaram talentos nas áreas da dança, música e teatro.

Data de publicação: 20/11/2018