Vereadores aprovaram o crédito suplementar que viabiliza as melhorias no local

Câmara de Santa Clara do Sul – Três projetos foram aprovados pelos vereadores na sessão da semana passada, dia 17 de abril. Um deles autoriza o Executivo a abrir crédito suplementar de até R$ 110 mil para reformar o ginásio municipal de esportes.

O prédio receberá melhorias na sua estrutura externa, como pintura das paredes, esquadrias metálicas e coberturas, além da coleta de água pluvial, troca de piso e reformas no entorno do ginásio e iluminação com lâmpadas LED.

Situado próximo ao campo do Santa Clara FC, o ginásio é um espaço muito usado pela população, principalmente por crianças, adolescentes e jovens do município. O objetivo é oferecer um espaço seguro e agradável para a prática de atividades esportivas e demais eventos realizados no local.

Outra matéria aprovada permite que o governo municipal desenvolva o Programa de Qualificação Profissional da Juventude Santa-clarense, numa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que promoverá capacitações, oficinas e palestras voltadas à preparação ao mercado de trabalho.

O lançamento do programa ocorreu nessa terça-feira, dia 23, juntamente com a abertura e programação da Feira do Livro, quando foi realizada a palestra “O Futuro da Juventude do Município”, com o propósito de motivar e incentivar os jovens a aderirem à iniciativa oferecida pelo município.

Márcio Haas (PTB) enalteceu a aprovação do projeto que beneficia a juventude do município. Segundo ele, embora estejam bem assistidos com escolas, turno integral, atividades esportivas e culturais, os jovens terão uma possibilidade importante de qualificação. “Esperamos que haja muitos participantes”, salientou.

O vereador fez uma menção à cidade de São Martinho que, conforme ele, possui um centro profissionalizante há 25 anos que poderia ser replicada em Santa Clara do Sul e que oferece oficinas de música, dança, teatro, além de diversas qualificações, como de marceneiro e eletricista. “Estamos no caminho certo. O programa dará um rumo para nossa juventude”, destacou.

Para viabilizar o programa, o Executivo investirá em torno de R$ 32 mil para o treinamento de até 60 jovens em três módulos.

O terceiro projeto autoriza o Executivo a conceder isenção de até uma taxa de água mensal ao proprietário Sérgio Leuze pela cessão de uso de uma fração de terras onde se encontra instalado um reservatório e uma casa de comando de clorificação da rede de abastecimento de Alto Arroio Alegre.

Câmeras

Marcelo Foltz (PT) agradeceu à administração municipal pelas informações repassadas sobre o projeto das câmeras de vídeo-monitoramento na cidade. “De acordo com a resposta do Executivo, o início da instalação depende de autorização da Certel para poder aproveitar alguns postes. A empresa que venceu a licitação terá 60 dias para executar a obra. Feliz pela reabertura do Banco do Brasil no município. Importante termos mais segurança e tranquilidade”, mencionou.

O vereador também se disse feliz em aprovar um programa que qualificará os jovens de Santa Clara do Sul. “Precisamos atingir esse público para formar pessoas que possam tocar o município futuramente. O que me deixou um pouco triste é o fato de termos recebido um convite pronto para o lançamento do programa sem que houvesse aprovação do projeto pelos vereadores”, observou.

Liga de Combate ao Câncer

Helena Herrmann (PMDB) citou a presença de parte das integrantes da Liga Santa-clarense de Combate ao Câncer na sessão legislativa. Fez uma menção especial ao senhor Mário Piacini, que cedeu uma sala para a entidade realizar seus encontros e confeccionar os materiais vendidos na comunidade, e à Secretaria Municipal da Saúde, que tem sido parceira da liga.

Neste mês de abril, os trabalhos desenvolvidos pela liga estão expostos no Legislativo. A ação faz parte do projeto Comunidade na Câmara, que oportuniza às entidades, clubes e instituições de exporem suas atividades na casa legislativa, sendo uma forma de aproximar o povo da Câmara e dos vereadores conhecerem ainda melhor o que é feito pelas entidades.

Helena enalteceu a realização do almoço beneficente no próximo dia 5 de maio, no Salão Paroquial, que marcará os dois anos de fundação da entidade. Os cartões estão sendo vendidos ao preço de R$ 35,00 pelas integrantes da liga ou pelo telefone 51 998057760 (WhatsApp). O valor arrecadado será revertido em benefício aos pacientes atendidos pela entidade.

Data de publicação: 23/04/2019