Próxima etapa é a realização de processo licitatório para definir empresa que fará a obra

Os vereadores aprovaram dois projetos na sessão da semana passada, dia 15 de maio. Um deles autoriza o Executivo a abrir um crédito especial de até R$ 2.433.125,32. Trata-se de recurso oriundo do Ministério da Educação por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) a ser utilizado para a construção do prédio que abrigará a nova escola de educação infantil (Emei).

A próxima etapa é a realização de processo licitatório para definir a empresa que fará a obra. A Emei será edificada a partir de um projeto padrão, sendo que o prédio terá 1.318 metros quadrados de área.

Gilmar Hermes (PTB) usou o espaço da tribuna para enaltecer a importância do projeto. “Como vereador e ex-secretário da Educação, entendo muito bem a relevância dessa obra. Nosso município está na contramão da realidade nacional. Enquanto grande parte das cidades passa por dificuldades econômicas, Santa Clara do Sul tem a possibilidade de viabilizar uma obra desse porte à comunidade”, destacou.

De acordo com o vereador, a construção da nova Emei será o maior investimento público com recursos federais da história de Santa Clara do Sul. “Parabenizo o secretário Mauro Heinen e o prefeito Paulo Kohlrausch, que a partir das suas articulações políticas, com apoio do deputado e atual ministro Osmar Terra, conseguiu esse recurso que trará muitos benefícios à nossa população”, salientou.

Hermes lembrou que a implantação da nova escola de educação infantil integra o Plano de Governo. Hoje 280 crianças são atendidas em turno integral no atual prédio da Emei. “Será mais um marco que entrará na história de Santa Clara do Sul. Diante de todos os problemas e crises em nível nacional, temos a felicidade de anunciar um investimento tão importante para o futuro do nosso município”, frisou.

Márcio Haas (PTB) também ressaltou a relevância da construção da nova Emei. Aproveitou para agradecer aos vereadores por sempre aprovarem os projetos que visam melhorar a qualidade de vida da população.

Hospital Bruno Born

Outra matéria aprovada permite que a administração municipal firme termo aditivo ao convênio com o Hospital Bruno Born (HBB) visando à prestação de serviços médico-hospitalares aos cidadãos do município, em caráter de urgência e emergência, a partir de 1º de junho de 2019.

Com as alterações, o valor mensal pago pelo município sobe de R$ 2,90 a R$ 5 por habitante para atendimento de plantão. Outros reajustes se referem à internação cirúrgica, honorários de médico anestesista, atendimento de ginecologia e obstetrícia, uso de medicamento para pacientes vítimas de AVC, uso de medicamento e de OPME, uso de cateter central, parto, nascimento gemelar, dieta enteral ou parenteral, endoscopia e medicamento classificado como “imunoterapia”.

Gilmar Hermes mencionou que apesar de serem valores altos, o município não tem como cessar os atendimentos aos pacientes. Nesse sentido, solicitou atenção por parte da diretoria do hospital para que reveja a política de aumento abusivo dos custos. “Dessa forma, dificilmente os municípios irão aguentar”, mencionou.

Márcio Haas também considera os valores muito elevados. Porém, citou a necessidade de o município manter os atendimentos à população. “Por trabalhar no ramo da saúde, vi o hospital fechando as portas para nós por diversas vezes. É importante todos nós ficarmos atentos, porque pelos valores investidos pelo município devemos receber um serviço de qualidade. O atendimento deve ser proporcional ao investimento”, observou.

O vereador ainda se referiu ao projeto aprovado recentemente que abre crédito de R$ 100 mil para investimentos na educação.  A quantia provém do retorno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que desde 2018 tem gerado resultados financeiros positivos ao município.

Haas elogiou o colega Gilmar Hermes pelo esforço que teve na época da implantação do turno integral, quando ocupava o cargo de secretário municipal da Educação. “Sei o quanto você lutou para trazer o turno inverso a Santa Clara. Hoje o resultado está aí, com turno integral em todas as escolas do município e gerando um superávit ao governo municipal”, enalteceu.

Segundo o vereador, é muito gratificante estar num cargo público e poder contribuir para o bem da comunidade. “No período em que fui secretário municipal de Obras, também buscava informações para melhorar os serviços oferecidos. Essas coisas não podem ser esquecidas. Quanto se tem um objetivo, tem que correr atrás para conquistar ele”, disse.

Data de publicação: 20/05/2019