Associação tem participação importante na ornamentação dos espaços públicos

A sessão da semana passada, dia 23, teve a participação das integrantes da Associação de Artesãos de Santa Clara do Sul (Assarte). No mês de junho a entidade expôs seus trabalhos no Legislativo, dentro do projeto Comunidade na Câmara, que abre o espaço para entidades, grupos e instituições divulgarem suas atividades e terem uma maior proximidade com o Legislativo.

Na oportunidade, a presidente da Assarte, Bárbara Thomas, usou o espaço da tribuna para repassar algumas informações sobre a entidade, que foi fundada em 19 de fevereiro de 2014 e funciona no prédio do Centro Cultural. “A nossa associação tem como finalidade difundir a cultura do artesanato e resgatar as técnicas que praticamente estão em extinção. Divulgamos nossos trabalhos em feiras, redes sociais e há a venda direta, individual, de cada artesã”, observou.

Composta por 8 artesãs, a entidade apoia causas sociais e que proporcionam o embelezamento da cidade. “Trabalhamos na ornamentação dos espaços públicos nas épocas das datas comemorativas, como Páscoa e Natal. Também confeccionamos materiais para uso diário nos setores públicos, apoiamos atividades recreativas e fizemos parte do Conselho Municipal de Assistência Social”, informou a presidente da Assarte. Ainda agradeceu a presidente da Câmara, Helena Herrmann, por ter cedido o espaço para a entidade divulgar seu trabalho.

Helena Herrmann saudou o trabalho desenvolvido pelas integrantes da Assarte. Segundo ela, a entidade tem uma parceira muito importante com a administração municipal no sentido de ajudar na ornamentação da cidade, principalmente nos períodos de datas comemorativas. “Sempre que precisarem de nós, estaremos à disposição”, enalteceu.

Márcio Haas elogiou a presença da Assarte. “É um belo trabalho que fazem, estão todos de parabéns”, salientou. Também ressaltou a iniciativa da colega Helena de trazer a comunidade mais perto do Legislativo. “Estamos sempre discutindo assuntos importantes para ajudar o município a se desenvolver. A Câmara deu um passo à frente. Tem muita discussão, mas não politicagem. E ver essa evolução é muito gratificante”, frisou.

Saúde

Haas também falou do pedido feito à Secretaria Municipal da Saúde para que informe os custos com o Hospital Bruno Born (HBB). Segundo ele, é importante destacar esforço do município em oferecer um atendimento de qualidade à população. “Recentemente aprovamos o aditamento do contrato com o hospital. Os valores aumentarem bastante, mas não temos como fechar essa porta para a nossa população. Porém, é importante saber que o SUS quem paga quase na sua totalidade é o município”, observou.

Helena questionou o fato de os órgãos fiscalizadores apontarem tudo o que ocorre nos municípios, mas não terem a mesma exigência em relação aos governos estadual e federal. “Por que não apontam o fato de a prefeitura precisar custear valores que deveriam ser pagos pelo SUS. Também não é apontado que o Estado está deixando de passar dinheiro para as prefeituras”, questionou a vereadora, cumprimentando o governo municipal pelo excelente trabalho prestado à população, mesmo tendo de arcar com todos os custos e serviços.

Auxílio a entidades

Marcelo Foltz se manifestou sobre o pedido feito ao governo municipal para que viabilize uma forma de contribuir com as comunidades e associações do município. “Antes a administração até podia ajudar financeiramente, mas a lei mudou e não tem mais como passar dinheiro. Então, seria importante encontrar uma alternativa para que as entidades não fiquem desassistidas”, mencionou.

Data de publicação: 02/07/2019