Custo mensal será de R$ 1,00 por habitante para serviços de pronto atendimento

O único projeto em pauta na sessão da semana passada, dia 3 de julho, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Ele autoriza o Executivo a firmar convênio com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Lajeado. O valor mensal será de R$ 1,00 por habitante.

O contrato prevê o atendimento aos moradores de Santa Clara do Sul dentro do conjunto de serviços de urgência e emergência 24 horas, não hospitalares. Está prevista a utilização da ambulância de Lajeado em caso de necessidade de transferência de pacientes da UPA para o Hospital Bruno Born.

Os pacientes encaminhados receberão atendimento conforme a classificação de risco e as normas e portarias vigentes para o funcionamento da UPA, estando inclusos exames, medicamentos e procedimentos disponíveis na unidade.

Plano Diretor

Márcio Haas (PTB) parabenizou a administração municipal pelo projeto de revisão do Plano Diretor apresentado na sede do Legislativo, durante audiência pública, antes da sessão ordinária. Segundo ele, foi realizado um excelente trabalho técnico pela equipe responsável.

O vereador também elogiou o fato de o Executivo dialogar com os agricultores e buscar alternativas para viabilizar a atividade agrícola dentro da zona urbana. “Pena que os produtores não entenderam tão bem. Inclusive, foi realizado um plano de manejo e boas práticas pela Emater e Departamento de Meio Ambiente que prevê uma forma adequada de plantio na área urbana da cidade”, observou.

Haas lembrou que por várias vezes recebeu ligações de moradores reclamando do fato de os produtores estarem utilizando agrotóxicos perto das suas residências. E da mesma forma, disse ter sido questionado pelos agricultores sobre notificações recebidas do Ministério Público, que cobra o fato de estarem passando veneno nas propriedades. “Então, o que se buscou foi um diálogo com os produtores para se chegar num acordo sobre a melhor forma de plantio”, destacou.

O vereador ainda recordou que em 2009, junto com o então colega da prefeitura Jaimir Marttens e a equipe do IBGE, elaborou um projeto que já previa a divisão por bairros em Santa Clara do Sul. “Parecido com o que foi apresentado hoje para nós nessa audiência pública”.

Haas frisou que antes as localidades do interior eram consideradas como centro do município e que depois foi realizada uma divisão, o que ocorreu em 2010. “Isso dificultava o trabalho dos correios. A José Francisco Allgayer, por exemplo, era uma estrada geral. E hoje inclusive já está pavimentada”, salientou.

Data de publicação: 08/07/2019