Programação alusiva ao Outubro Rosa e Novembro Azul superou as expectativas dos organizadores

Santa Clara do Sul – A vereadora Helena Herrmann usou o espaço da tribuna na sessão do Legislativo realizada na semana passada, dia 23 de outubro, para destacar o evento realizado pela Liga Santa-clarense de Combate ao Câncer em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul.

Promovido no dia 18 de outubro, nas dependências do Salão Paroquial, o evento superou as expectativas dos organizadores. Segundo a vereadora, quase 200 pessoas participaram da programação, que contou com as palestras de representantes do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) e do médico oncologista Douglas Coltro, que abordaram a necessidade de a população se prevenir a essas doenças.

Helena destacou que o objetivo da liga é reduzir o número de pacientes com câncer em Santa Clara do Sul e trabalhar cada vez mais forte na prevenção. De acordo com a vereadora, ambas as palestras foram muito importantes porque divulgaram a prevenção e o autoexame. “Também agradeço pela parceria que temos com a Secretaria Municipal da Saúde, principalmente pelo trabalho de divulgação e orientação feito pelas agentes comunitárias”, disse.

No dia ainda houve o sorteio de 25 mamografias e de 36 PSA (exame da próstata) oferecidos pela Liga de Combate ao Câncer, além de 11 mamografias oferecidas pela Loja Patys, por meio do Bazar do Bem. Quem não foi sorteado teve a oportunidade de fazer os exames pelo valor contratado pela liga, que é de R$ 85 a mamografia e de R$ 28 o PSA.

Na tribuna livre, o vereador Marcio Haas falou do pedido feito pela colega Rosani Richter no qual ela pede que o governo municipal agilize o asfaltamento no trecho em Picada Santa Clara, interior do município, e facilite o tráfego de veículos enquanto a obra estiver sendo realizada.

De acordo com o vereador, na época em que esteve à frente da Secretaria de Obras, o tráfego era liberado ao fim da tarde para facilitar o deslocamento. “Porém, a diferença é que nesse período a própria administração municipal fez a obra, sendo que agora é uma empresa particular que está realizando o serviço”, mencionou.

Mesmo assim, Haas acredita ser importante a secretaria cobrar a empresa executora da obra para agilizar os serviços e permitir uma melhor trafegabilidade no local enquanto os trabalhos são executados. “Mas é preciso destacar que os transtornos são por uma causa maior, que é o asfaltamento naquele trecho”, salientou o vereador, que ainda desejou um bom trabalho aos colegas nas duas próximas sessões em que estará de licença.

Data de publicação: 29/10/2019