Helena destacou a participação em eventos e a melhoria da estrutura da Câmara

Santa Clara do Sul – Na sessão do Legislativo realizada na segunda-feira, dia 16, Helena Herrmann fez um resumo do trabalho enquanto presidente da Câmara em 2019. “Tive a oportunidade de participar de muitos eventos, especialmente a Feira das Flores e da Agroecologia, onde tive o privilégio de representar o Legislativo num evento tão importante. Também pude representar o prefeito alguns momentos, além de prestigiar várias reuniões da Avat. Tudo serviu como aprendizado”, destacou.

A presidente também citou o curso de multiplicadores do meio ambiente realizado pelo Consórcio Cipae G8 em parceria com a Univates. “Eu me eduquei ambientalmente, mudei meus hábitos e repassei o aprendizado a outras pessoas. É importante que a gente mantenha e intensifique as ações de proteção ao meio ambiente. Inclusive, substituímos os copos plásticos por canecas na Câmara”, observou.

Helena ainda ressaltou que ser presidente do Legislativo é uma honra. “Representamos o município para todo o Vale. Tentei fazer o meu trabalho com seriedade e da melhor maneira possível. Teve vários projetos importantes nessa Casa, com discussões boas e outras negativas. Sou favorável ao debate, desde que ele realmente traga benefícios. Acho que devemos melhorar e crescer nessa parte. Espero que tenha respeitado vocês, vereadores”, salientou.

A presidente agradeceu pela paciência e entendimento dos colegas neste ano em que esteve à frente da Câmara de Vereadores. “Uma das ações que mais me deixou feliz é ter conseguido melhor a estrutura do Legislativo, que agora tem móveis novos e uma pia para não precisarmos usar o banheiro para lavar copos, por exemplo”, comentou.

Por fim, Helena fez um agradecimento especial aos assessores do Legislativo, Juliana Baiocco (assessora jurídica), Rafael Simonis (assessor de imprensa) e Gabriela Franz (secretária), que segundo ela auxiliam muito no trabalho da Câmara. E desejou um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações, saúde e paz a todos.

João Carlos Heinen manifestou sua indignação em relação à mensagem que circulou nas mídias sociais de que ele e os colegas Márcio Haas e Airton Teloken teriam votado contra o projeto de reajuste salarial dos educadores infantis. “A pessoa que fez isso deve ter sido motivado por interesses políticos”, lamentou.

De acordo com o suplente de vereador, o colega Airton Teloken tem o direito de baixar o projeto para estudos. “Os vereadores são os representantes dos eleitores e têm o direito e o dever de fazer isso, de analisar bem as matérias”, disse Heinen, enaltecendo que sempre defende a classe dos professores. “Sei a trajetória de um professor até chegar a educar as crianças e os nossos filhos. Hoje somos o que somos pela nossa família e pelos professores. Jamais iria denegrir a imagem deles”, salientou.

Heinen disse que o aumento aos educadores infantis é merecido. “Não teríamos um município dessa envergadura se não tivéssemos os professores. Eles merecem esse reajuste assim como outros servidores também merecem. A pessoa que inventou isso não deve estar com a consciência tranquila. Os vereadores estão fazendo um trabalho digno e as discussões que ocorrem esporadicamente são salutares. Agradeço a compreensão e desejo a todos um Feliz Natal e Ano Novo”, finalizou.

A educadora infantil Raquel Zíllio ocupou o espaço da tribuna para agradecer pela aprovação do aumento salarial de 10% concedido aos educadores infantis. “Agradeço ao secretário Mauro Heinen pelo olhar sensível à educação de Santa Clara do Sul, ao prefeito Paulo Kohlrausch por ter encaminhado o projeto e aos vereadores por terem aprovado esse reajuste”, frisou.

Raquel salientou a importância de se investir em educação. “Países de referência no mundo valorizam os profissionais que atuam na educação. O Brasil ainda caminha a passos lentos, mas a gente vem conquistando espaço nos últimos anos”, disse a educadora, enaltecendo o trabalho desses profissionais pelo fato de parte dos valores de um indivíduo são moldados na infância.

Segundo a educadora, tudo aquilo que irá moldar a personalidade desse futuro cidadão começa a ser desenhado na educação infantil. “As crianças ficam 12 horas por dia com as educadoras infantis. Ainda lidamos com os pais. Precisamos ter cuidado e um olhar sensível para acolhê-los também, lidando com suas dúvidas e emoções. Pelo investimento que os profissionais da educação fazem, principalmente na busca pelo conhecimento, é justo serem valorizados”, disse.

Data de publicação: 18/12/2019