Intuito é promover o desenvolvimento sustentável do turismo em Santa Clara do Sul

Dos quatro projetos aprovados pelos vereadores na sessão da semana passada, dia 19 de fevereiro, dois incentivam o turismo do município. Uma das matérias dispõe sobre a criação do Conselho Municipal do Turismo e do Fundo Municipal do Turismo. Já o outro projeto se refere à implantação da política e do sistema municipal de turismo, com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável do setor e atender aos critérios para a inserção de Santa Clara do Sul no mapa nacional deste segmento.

Trata-se de um instrumento de articulação, gestão e fomento na promoção de políticas públicas, que visam à informação e formação para o desenvolvimento do turismo e o bem-estar da população local, tendo como essência a coordenação e a cooperação intergovernamental.

Ambos os projetos visam fomentar a implantação e o desenvolvimento do destino turístico no município, viabilizando seu funcionamento com o apoio de políticas públicas e articulação da comunidade local, no planejamento e na inserção do turismo no município. Sua criação é necessária para atender aos critérios da Política Nacional de Turismo, prevista na Lei n.º 11.771/2008, que tem por objeto conceder incentivos ao planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor.

O Legislativo também aprovou a criação de três vagas do cargo de operário especializado, tendo em vista a grande demanda de trabalhos que compete à Secretaria de Infraestrutura, principalmente de jardinagem, roçadas, manutenção de praças, parques, jardins, prédios públicos, avenidas e ruas, bem como da área de terras da antiga fumageira e do terreno onde está sendo construída a nova Escola de Educação Infantil.

Por fim, os vereadores autorizaram a criação da vaga de assessor de comunicação no Quadro de Cargos em Comissão e Funções Gratificadas da Câmara.

Tribuna

Airton Teloken enalteceu o pedido feito pelo colega Marcelo Foltz sugerindo ao governo municipal que conceda o reajuste salarial de 10% aos funcionários públicos. “É justo dar esse aumento aos servidores, pois eles não estão valorizados como deveriam, principalmente os que trabalham no Departamento de Obras”, salientou.

Também ressaltou que sempre irá votar de maneira consciente, de acordo com as suas convicções. “Tenho amigos na oposição e na situação. Mas quero deixar claro que aqui dentro vou votar a favor do que for bom para o município e contra aquilo que eu não achar conveniente. Não voto por política ou partido e sim para o bem de Santa Clara do Sul”, salientou.

Márcio Haas reforçou a fala do colega Airton referente ao aumento reivindicado aos servidores públicos. “Também acho justo esse reajuste de 10%, considerando o aumento do IPTU. Mas sei que é algo muito individual do prefeito”, disse. Ainda frisou que os projetos são segurados não para fazer politicagem, mas para buscar informações adicionais. “Quando o presidente ou algum vereador tiver que segurar um projeto, assim o fará. Isso não quer dizer que somos contra o governo. Inclusive, é uma boa administração. Vocês não vão me escutar falar mal do atual governo”, comentou.

Haas ainda lamentou o fato de os seus pedidos não estarem sendo atendidos pela Secretaria de Infraestrutura. “Fui lá de novo fazer um pedido e vi uma retro parada e um caminhão empoeirado. Eleitores me procuram e relatam que se sentem com medo de fazer pedidos. Quanto aos terceirizados, temos caminhão por R$ 100 a hora. Não sei o motivo de estar pagando. Façam a conta para ver quanto é o custo por mês. Além disso, os produtores estão reclamando que estão desassistidos. Acho que deveria ser mandada uma lei para cá autorizando a realização de acessos a propriedades”, mencionou.

Márcio ainda disse que gostaria de ver a colega Helena Herrmann como secretária municipal da Saúde e que a atual responsável pela pasta estaria cansada e sem comando na secretaria. “Além disso, a gente nota que o prefeito tem usado as mídias regionais para vender Santa Clara, mas às vezes esquece aqui dentro. Agora que é período eleitoral está chamando os munícipes, mas não para tratar de demandas, mas para trocar de partido”, mencionou.

Data de publicação: 25/02/2020