Dois pedidos de informação e um requerimento, além de homenagens ao Dia Internacional da Mulher também marcaram a sessão

A sessão da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul, realizada nesta quarta-feira, 04, teve a aprovação unânime de dois projetos encaminhados pelo Executivo e do requerimento do vereador Gilmar Hermes (PTB) referente a diárias para participar de um curso em Canela com vínculo à vereança. A sessão ainda contou com dois pedidos de informação: do vereador Márcio Haas (PTB), quanto à acessibilidade no posto de saúde, e do vereador Marcelo Foltz (PT), sobre a falta de utilização de lixeiras.

Implantação de rede elétrica

Aprovado o projeto 008/2020 que autoriza o Poder Executivo a firmar Termo de Participação Financeira com a Cooperativa Regional de Eletrificação de Teutônia - CERTEL, com a finalidade de implantação de rede de energia elétrica de média tensão na Rua Anadir Terezinha Mantelli, trecho entre a Rua dos Lisiantus e a Rua José Francisco Algaier, nesta cidade, e dá outras providências. A medida foi enaltecida pelo presidente do Legislativo, Márcio Haas (PTB), que disse na tribuna que os moradores daquele local enfrentavam há anos os problemas pela falta de iluminação.

Ampliação de contrato de professora

Também foi aprovado o projeto de lei 009/2020 que autoriza o Poder Executivo a ampliar por mais 5h o contrato temporário da professora contratada em substituição à professora titular de Geografia, designada para as funções de coordenadora pedagógica.

Retirada de floreiros no posto de saúde

O vereador Márcio Haas (PTB) solicita à Secretaria da Saúde a retirada de alguns dos floreiros de concreto da frente do Posto de Saúde do município. Ele afirma que a recente obra no local dificulta o acesso emergencial e ainda retira vagas de estacionamento, em especial para portadores de deficiência física. O pedido foi aprovado e será encaminhado ao Executivo.

Pedido sobre a falta de utilização de lixeiras

Já o vereador Marcelo Folz (PT) fez quer saber por que não estão sendo utilizadas da forma correta as lixeiras recebidas pela Administração no final de 2016, por meio do programa do G8. Elas estão localizadas em uma área verde do município.

Diárias para curso em Canela

Aprovado também o requerimento do vereador Gilmar Hermes (PTB) para se ausentar da próxima sessão, a ser realizada no dia 11, para participar um curso em Canela, representando a Câmara de Vereadores. De acordo com o vereador, o curso agrega em conhecimento para a prática da vereança. Ele receberá duas diárias com pernoite e mais uma diária. O curso e o transporte serão gratuitos.

Dia Internacional da Mulher

Durante a sessão, vereadores também enalteceram a realização do 22º Encontro Regional do Dia Internacional da Mulher, que está marcado para o próximo domingo, dia 08. O evento será realizado nas dependências da ASER Sampainho, a partir das 9h, com recepção das caravanas.

Na abertura oficial, às 10h, haverá palestra “Agroecologia e Agroturismo como alternativa para a manutenção da propriedade Rural Familiar”, ministrada pelo prefeito Paulo Cezar Kohlrausch. Também haverá pronunciamento das autoridades e Mística e Espiritualidade.

O almoço será servido às 11h30min, ao preço de R$ 25,00. O cardápio é carne de porco, rês, galeto e vários tipos de saladas. Durante todo o dia haverá venda de lanches, sorvetes e picolés.

A organização do evento é da Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Regional Sindical do Vale do Taquari, da Comissão Regional das Mulheres Trabalhadoras Rurais e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Clara do Sul (STR). O vereador Marcelo Foltz (PT) aproveitou a oportunidade para fazer o convite a todos.

Na tribuna, Márcio Haas (PTB), Helena Herrmann (MDB) e Rosani Richter (PP) realizaram homenagem às mulheres pela data que se aproxima. Ao final, Haas também homenageou as vereadoras Rosani e Helena, além da assessora jurídica, Juliana Baiocco, e legislativa, Amanda Bergonci.

Homenagem

O Legislativo homenagem com a entrega de uma cesta o profissional Rafael Simonis, que deixou a função de assessor de comunicação.

Data de publicação: 05/03/2020

Créditos das Fotos: Leonardo Heisler