Durante a sessão também foi retido um projeto de contratação emergencial

A preocupação quanto à disseminação do coronavírus no país marcou a sessão da câmara de vereadores realizada na quarta-feira, dia 18. Os vereadores falaram da importância sobre a prevenção ao contágio e as medidas tomadas no município.

Helena Lúcia Herrmann (MDB) enalteceu o decreto assinado pelo prefeito Paulo Cezar Kohlrausch, que trata de medidas para barrar o coronavírus. “O momento é de tomar todas as providências para que essa pandemia mundial não tenha tanta força na nossa região”.

Os vereadores também falaram sobre a nova realidade dos atendimentos no posto de saúde por causa da pandemia, e orientam quem tiver sintomas parecidos aos do COVID-19, que telefone para a equipe de saúde em vez de se deslocar ao posto, que adotou medidas para limitar a circulação no local.

Helena também lembrou que a vacinação referente à gripe começa na próxima segunda-feira, inicialmente para os idosos, pessoal da saúde e acamados. A ação será realizada nas residências para evitar o máximo riscos.

Na ordem do dia constou um projeto – que trata da contratação emergencial de motoristas especializados – o qual foi retido para análise, a pedido da vereadora Rosani Richter (Progressista), e deve entrar em votação nos próximos dias.

Projeto de contratação emergencial é retido

Foi retido pelo Legislativo o projeto de lei Nº 014, de autoria do Executivo, que visa a contratação emergencial de até três motoristas especializados para atuarem na Unidade Básica de Saúde. A justificativa do projeto é devido ao pedido de exoneração de um servidor, e devido a futuros afastamentos legais temporários de titulares. O presidente do Legislativo, vereador Márcio Haas (PTB), e a vereadora Rosani Richter (PTB) consideram o projeto incoerente por ter sido lançado apenas 10 dias após o fim do prazo do concurso público.

Na tribuna, Haas informou que vai votar a favor do projeto porque considera a função imprescindível para o município, mas mostrou descontentamento com a forma com que o projeto foi conduzido. Disse que causa estranheza o fato de o funcionário que pediu demissão não ter podido assinar a 30 dias no momento da demissão, e ter recebido 10 dias de férias. “E agora surge este projeto com regime de urgência”. Para ele, isso é um desrespeito aos munícipes que passaram naquele concurso e teriam direito ao cargo. “Coloquem-se no lugar deles”, disse Haas.

Diante disso, Rosani solicitou à Administração Municipal que informe se ainda há aprovados no último concurso de motorista, e se tiver, pede que revele quem são eles. Ela entende que, se há pessoal na banca, o correto seria prorrogar o concurso outra vez.

Milho troca-troca

Rosani também solicitou à Administração Municipal que informe o valor total da compra do milho troca-troca, e quanto deste valor é pago pelo produtor, e quanto é arcado pelo Município. Ela demonstra preocupação quanto ao aumento dos custos que a estiagem causa ao produtor.

Curso na Serra Gaúcha

O vereador Gilmar Antônio Hermes (PTB), na tribuna, compartilhou com os colegas um pouco do que aprendeu em um curso de Desenvolvimento Municipal realizado no Grande Hotel, em Canela, nos dias 11, 12 e 13 de março. Falou sobre cidades digitais, mudanças da planta econômica do município, tendências mundiais, novas economias, educação, e outros assuntos.

Em seu discurso, o vereador deu ênfase ao projeto de Canela, no qual poder público apoia os empreendedores a desenvolverem seus projetos e negócios. E disse que a marca Cidade das Flores é um exemplo de sucesso que foi citado no evento.

Data de publicação: 20/03/2020

Créditos das Fotos: Leonardo Heisler