Sessão teve o retorno dos vereadores Mauro Heinen (MDB) e de Edson Mallmann (MDB)

A sessão da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul, realizada nesta quarta-feira, dia 08, marcou o retorno de Mauro Heinen (MDB) e de Edson Mallmann (MDB), que antes cumpriam a função de secretário na Administração Municipal. Eles reassumiram as cadeiras de Gilmar Hermes (PTB) e de Luiz Henrique Goettems (MDB), e foram saudados pelos demais vereadores durante a sessão. Não teve projeto em pauta. Entre os assuntos mais debatidos do encontro esteve a questão da crise imposta pela junção do coronavírus e da estiagem na região.

Desafios e oportunidades da crise

A vereadora Helena Herrmann (MDB) ressaltou a importância da questão espiritual desta Páscoa – celebrada no próximo dia 12 – do valor do maior convívio das famílias, e a presença da fé, apesar de não ser possível haver missa presencial neste momento. “Importante em um momento difícil”.

Mallmann citou a parábola do lenhador, e fez referência de que este momento de isolamento social, restrições e dificuldades econômicas pode ser o momento para “afiar o machado”, ou seja, para que possamos seguir mais fortes na retomada das atividades. “As melhores ideias surgem no momento de crise”.

Heinen reforçou que há questões positivas nesta crise, como dar o valor ao contato com as pessoas importantes da nossa vida. “Isso vai ser mais valorizado quando a vida voltar ao normal”.

Marcelo Foltz (PT) lembrou que o seu pai, de 82 anos, tomou a decisão de que a Páscoa na família deve ser feita na base da fé, mas por precauções cada um deve ficar em sua casa. “Isso para eles dói mais do que para nós, que somos jovens”.

Isolamento para grupos de risco

O presidente do Legislativo, Márcio Haas (PTB), disse que concorda com o posicionamento do deputado federal, Osmar Terra (MDB), quanto ao combate ao coronavírus. Apesar de considerar importante os cuidados em relação à pandemia, entende que o isolamento deve ser mais voltado aos grupos de risco, e que os demais devem ter o direito de trabalhar para pagar as contas. “Todos têm que se alimentar, e muitas destas pessoas que estão em casa não estão recebendo”, relata. “Como um pai e uma mãe de família vai trazer comida para dentro de casa se não trabalharem?”, questiona o vereador.

Ele aproveitou o momento na tribuna para desejar a todos uma feliz Páscoa, e desejou o retorno das chuvas na região, lembrando que há comunidades enfrentando o desabastecimento de água.

Mudança da vacinação contra aftosa desafia produtores

Na tribuna, o vereador Marcelo Foltz (PT) afirmou que a antecipação da vacinação contra a aftosa dos rebanhos para abril, (antes feita em maio) está causando transtornos para os produtores rurais. Ele relata que, justamente em meio a pandemia, quando o Estado pede o isolamento social, a medida acaba forçando os produtores do município, grande parte formada por idosos, de se deslocarem para Lajeado para comprar as vacinas. Foltz disse que outro problema em meio à isso é a restrição dos horários de atendimento das empresas, que causa aglomeração.

Mallmann, que antes já havia sugerido que a Arla e o STR de Venâncio Aires fizessem a venda em Santa Clara do Sul – pedido que não foi atendido, e a vereadora Rosani Richter (Progressista) também demonstraram preocupação quanto à questão. Diante disso, Heinen sugeriu que fosse encaminhado um ofício, em nome do Legislativo, para que empresas como a Arla ampliem o horário de atendimento.

Economia de R$ 200 mil

Na tribuna, Heinen falou sobre medidas tomadas pelo Executivo para diminuir o impacto econômico causado pelo coronavírus. Lembrou que contratos temporários, Funções Gratificadas (FGs), estagiários, contratos emergenciais e assessorias foram suspensos nas secretarias, com menos impacto na Saúde devido ao momento.

A economia gira em torno de R$ 200 mil, conforme Mauro. De acordo com ele, a Assistência Social deve ter à disposição em torno de R$ 100 mil para ajudar famílias que mais necessitarem. Ele orienta que os interessados em receber auxílio devem se registrar na sede da Assistência Social para verificar se têm direito.

Também serão destinados recursos para a Secretaria de Agricultura para socorrer produtores na questão da estiagem, com criação de novas redes de água, perfuração de poços e outras medidas.

Data de publicação: 09/04/2020

Créditos das Fotos: Leonardo Heisler