Vereadores aprovaram a abertura do crédito suplementar

Os vereadores aprovaram dois projetos na sessão realizada na quarta-feira, dia 06. Entre eles o que autoriza o Executivo a abrir um crédito suplementar de R$ 400 mil no orçamento, em virtude das emendas parlamentares destinadas para o custeio do Fundo da Saúde. Desse total, R$ 200 mil vieram do deputado federal Osmar Terra (MDB); R$ 100 mil do deputado federal Elvino José Bohn Gas (PT); e outros R$ 100 mil do Heitor Schuch (PSB).

Na tribuna, a vereadora Helena Herrmann (MDB) comemorou o ingresso dos recursos das emendas para a Saúde, além dos R$ 858.846,20 de repasse anunciados na semana pelo governo federal. Para ela, esses recursos deixam todos mais aliviados em relação à questão da pandemia e até para demandas que possam surgir mais tarde na pasta.

Também lembrou da importância da aprovação do projeto da sessão anterior, para ajudar no custeio dos atendimentos dos casos de Covid-19 no hospital.

Já o vereador Marcelo Foltz (PT) ressaltou a importância das emendas conquistadas em contato com os deputados Bohn Gas (PT) e Heitor Schuch (PSB), após viagem a Brasília em agosto de 2019, junto com os colegas José Mathes e Airton Teloken.

Ele encorajou os vereadores para uma nova ida à Brasília, após o período da pandemia, para abrir nova fonte de recursos para o ano de 2021. Ressaltou que mesmo com o mandato de vereador terminando no fim deste ano, o dos deputados vai até 2022, e por isso é possível deixar algo encaminhado.
Outro projeto aprovado na sessão foi o que acrescenta e altera dispositivos no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Municipais, Lei nº 1662/2011.

Vereador critica promessas do Executivo

O presidente do Legislativo, Márcio Luiz Haas (PTB), voltou a citar o que define como promessas de obras feitas em momento de pandemia e de proximidades das eleições. “Muitas promessas que aconteceram em outras vezes já”. Cita a rede de água da Funasa, de Alto Arroio Alegre, e a promessa de fazer a imagem da Santa.

Data de publicação: 12/05/2020

Créditos: Leonardo Heisler