Estiagem, pandemia e valorização do comércio local também estiveram entre os assuntos abordados na sessão do dia 20

Investimentos, estiagem, pandemia e valorização do comércio local estiveram entre os assuntos abordados na sessão da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul de quarta-feira, dia 20.

Por unanimidade foi aprovado o projeto que autoriza o Executivo a abrir crédito especial para a compra de um ônibus escolar. O investimento será de R$ 214 mil, de recursos federais, e foi enaltecido na tribuna pelo vereador Mauro Heinen (MDB). O dinheiro foi conquistado por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), o que segundo Heinen já rendeu R$ 3,1 milhões ao Município nos seguintes projetos, além do ônibus: a vinda da “nova” Emei que está sendo construída; 163 novas classes e cadeiras que vieram em 2018; um micro-ônibus de 29 lugares: e quadra coberta de Nova Santa Cruz.

O vereador reforça que o PAR é um canal importante criado pelo governo federal e que funciona, e que os projetos cadastrados pela Secretaria da Educação giram em torno de R$ 7 milhões. Ele sugeriu que se os vereadores tiverem contato com deputados que queiram indicar emendas para educação, esses projetos da pasta aceita emendas.

Projeto para a contratação de servidores é retido

A Mesa Diretora reteve o projeto emergencial que visa a contratação de até dois higienizadores para a Unidade Básica de Saúde. Conforme o texto do Executivo, a necessidade da contratação se dá pela desistência de todos os candidatos da banca do último concurso, vencido em março, porque o único que havia aceitado a vaga pediu exoneração.

No entanto, o presidente do Legislativo, Márcio Haas (PTB), quer mais informações sobre a possível existência de candidatos que teriam se enquadrado para as vagas. Para isso, solicitou ao Departamento de Recursos Humanos da Administração Municipal que forneça a cópia das desistências dos candidatos aptos a serem chamados no contrato administrativo temporário de higienizador de Unidade Básica de Saúde (UBS). Mesmo assim, disse que o projeto será votado na próxima sessão, e pediu que todos o aprovassem.

Os vereadores Helena Herrmann (MDB) e Mauro Heinen (MDB) criticaram a posição do presidente. Apesar de entenderem o direito de o presidente reter o projeto, afirmam que o momento de pandemia exige profissionais para realizarem a higienização. Eles argumentam que o projeto indica claramente as informações, e que a desistência de todos os candidatos à vaga foi informada por e-mail ou por assinatura na prefeitura.

Por sua vez, Marcelo Foltz (PT) criticou o Executivo pela recorrência de projetos encaminhados em regime de urgência. Disse que o concurso dos higienizadores vencem em março, e por isso o projeto poderia ser encaminhado antes ao Legislativo.

Internet

Haas solicita à Administração Municipal que disponibilize internet aos menos de 5% de alunos que ainda não tem acesso a mesma, para que todos possam acompanhar as aulas virtuais no Município, desenvolvidas por meio da plataforma Google For Education.

Em resposta, Heinen informou que está sendo feito o levantamento de comunidades e famílias que não têm sinal, além da questão de aparelhos, para de fato ver quais as possibilidades de a Administração intervir nesta situação. Como professor, diz que muitos pais estão elogiando o programa de ensino, e informa que o mesmo material que está sendo disponibilizado via plataforma digital também vai ser entregue no formato físico, de casa em casa, pela diretora, e assim haverá contato com aluno para explicar matéria ou tirar alguma dúvida.

Pedido sobre auxílio aos comerciantes

O vereador Marcelo Foltz (PT) solicita à Administração Municipal informações referentes ao valor de R$ 150 mil anunciado em vídeo que seria repassado ao comércio. Quer saber de que forma está sendo estudado para que este valor chegue ao comércio local.

“Santa Clara da Gente”

Heinen citou na tribuna o movimento “Santa Clara da Gente”, que foi iniciado há poucos dias: um grupo que visa estimular o comércio e serviço de produtos locais, além de promover ações para ajudar pessoas e divulgar avisos de utilidade pública e vagas de emprego. Informa que são 12 mil publicações e 1.140 membros, e parabeniza os organizadores, pois entende que todas as formas de ajudar são bem vindas.

Compra de flores em Lajeado gera cobrança da oposição

Foltz e Haas cobraram o porquê de o Executivo ter comprado as flores do tipo Gerânio de uma empresa de Lajeado para ornamentar a UBS, sendo que é imprescindível incentivar os produtores santa-clarenses. O que mais chamou a atenção dos vereadores é que o fornecedor dessa empresa de Lajeado é de Santa Clara do Sul. “Está no site da prefeitura que as flores foram adquiridas por R$ 8,50 a unidade, sendo que a unidade em Santa Clara do Sul custa em média R$ 4. E por isso, diz que a empresa de Lajeado ganhou R$ 4,50 nas costas dos produtores santa-clarenses”, afirmou Haas.

Mallmann comemora união de comunidade

O vereador Edson Mallmann (MDB) ressaltou a união de moradores de Picada Santa Clara, sua comunidade natal, que culminou na perfuração de um poço que garante alívio aos produtores. Lembra que após diversas reuniões a comunidade juntou recursos para a obra. Isso foi necessário porque a lei de 2015 impediu o repasse financeiro do poder público para as entidades municipais. “Para mim é motivo de alegria, por ser filho da comunidade e por participar de reuniões auxiliando para que essa situação se realizasse”.

Já o vereador Foltz entende que a Administração Municipal deveria criar ações de perfuração de poços no interior. Alerta que hoje os problemas por conta da estiagem em Picada Santa Clara, Linha Serrana e Alto Arroio Alegre podem ser estendidos para outras comunidades no futuro, como Sampaio e Nova Santa Cruz.

Data de publicação: 25/05/2020

Créditos: Leonardo Heisler