Márcio Haas (PTB) e Airton Teloken (PP) sugerem a utilização de recursos livres da Saúde

Os vereadores Márcio Haas (PTB) e Airton Teloken (PP) pedem que o Executivo custeie os testes laboratoriais para detectar a Covid-19 para os casos suspeitos no município, e sugerem a utilização de recursos livres da Saúde oriundos do governo federal. O assunto foi abordado durante a sessão da Câmara de Vereadores dessa quarta-feira, dia 29 de julho.

Para Teloken (PP), uma das possibilidades é usar parte dos R$ 200 mil recentemente captados por meio da emenda parlamentar de R$ 200 mil, do deputado Lucas Redecker. Justifica que este exame, de cerca de R$ 300,00, se torna caro para os pacientes, e que é a melhor forma de detectar o vírus, pois considera que o teste rápido não é confiável.

Ele e o vereador Haas lembram que o Município também recebeu R$ 858 mil junto à União, e que ambas as verbas podem ser usadas livremente na Saúde. “O dinheiro conquistado para a Saúde pode ser usado no custeio dos testes laboratoriais para aquela pessoa que está em casa com suspeita de Covid-19”, ressalta Haas.

Mudanças no Plano Diretor

Haas também abordou a questão do Plano Diretor, que segundo ele fere o direito adquirido das pessoas que construíram casas antes de Santa Clara do Sul ser emancipado. Entende que deveria ser revisto o projeto de lei de 2019, com a inclusão de uma emenda ou até mesmo fazer uma nova lei do direito adquirido. Como exemplo dos prejuízos aos munícipes, cita o caso de um morador que fez o projeto de construção no mesmo terreno de sua casa, construída em 1988, e que por isso foi multado por a casa estar distante 3,25 metros do asfalto, sendo que o mínimo deveria ser 4 metros.

Data de publicação: 03/08/2020

Créditos: Leonardo Heisler