Na tribuna, três vereadores se despediram do mandato no Legislativo

A Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul realizou a sua última sessão ordinária da atual legislatura na quarta-feira, dia 23. Durante a sessão foi aprovado o projeto de Lei 59/2020, que autoriza o Poder Executivo a contratar, em situação de emergência, 50 profissionais da área de educação, para os cargos e funções que menciona, e dá outras providências.
A medida vale para o ano de 2021, e é prorrogável pelo período em que perdurar o afastamento da licença ou designação do titular, limitado a 30 de dezembro de 2022. As vagas são voltadas em substituição a titulares afastados por motivo de designação para atividades junto à Secretaria, ou  de  Chefia, Direção, Supervisão ou Coordenação na área de Educação; Licença gestante;-Férias;-Licençasaúde;-e outros afastamentoslegais do RJU. São elas: 5 cargos para Monitor Educacional; 15 para Educador Infantil; 10 serventes; 10 professores séries iniciais; 02 Professor Ciências Biológicas; 04 Professor Educação Física; 02 Professor Matemática; 02 Professor Geografia
O projeto, enviado em regime emergencial, foi rejeitado pelos vereadores Rosani Richter, Marcelo Foltz e Airton Teloken, mas acabou aprovado pelos 5 votos da situação.

Câmara devolve cerca de R$ 90 mil aos cofres públicos

Presidente da Câmara, Márcio Haas (PTB) anunciou que o Legislativo vai devolver aos cofres públicos cerca de R$ 90 mil. “Espero que o recurso seja direcionado à Saúde”, afirmou.

Vereadores se despedem na tribuna

Três vereadores do atual quadro da Câmara se despediram do Legislativo durante discurso na tribuna. Marcelo Foltz (PT) agradeceu a todos pelos oito anos de mandato, e diz que aprendeu muito nesse período. Também agradeceu aos partidos da coligação sobre os anos em que concorreu, especialmente pela oportunidade que recebeu para ter êxito de se eleger.

Ao mesmo tempo, o vereador afirma que vai se preparar para o próximo pleito. Por fim, desejou sucesso aos novos vereadores que se elegeram, assim como deseja uma boa caminhada para o prefeito. “Não guardo rancor de ninguém, e fico feliz porque o que fica na memória é a sessão em que teve o projeto de redução de vencimentos”.

Gilmar Antônio Hermes (MDB) agradeceu pelo ciclo que se encerra: de 33 anos de trabalho como professor no município, além do período como vereador. Lembra que em 1988 começou a trabalhar em Alto Arroio Alegre, e após a emancipação foi convidado para permanecer em Santa Clara do Sul em vez de Lajeado, e nos anos seguintes atuou em todas as escolas municipais. Hermes também foi secretário da Educação por duas oportunidades, e participou de feitos como a implantação turno integral, e consequentemente a implantação da Escola Professor Sereno Heisler.

Ressalta que se aposentou como professor, também como vereador, e parte para um desafio: criar um projeto de educação para o Vale do Taquari. Ele parabeniza o prefeito Paulo, agora na quarta gestão, e ressalta o trabalho do gestor nesses anos. Também parabeniza o vice Fabiano, e deseja uma gestão ainda melhor a todos.

Presidente do Legislativo neste ano, Márcio Luiz Haas (PTB) agradeceu pelos votos que fez nas três vezes em que concorreu, assim como aos votos conquistados na majoritária. Diz que, se não fosse o Márcio e o Marcelo, não haveria adversário ao atual prefeito. O vereador ainda disse que não sabe sobre o futuro político, e que já recebeu propostas do partido para concorrer a deputado. “Desejo que o prefeito tenha muita paz no coração para tomar as decisões, ele que o ensinou a não tomar decisões com raiva, e que outras vezes ele mesmo não colocou em prática”. Por fim, desejou sucesso a todos os vereadores e pediu que todos legislem em prol da comunidade e de seus eleitores.

Data de publicação: 28/12/2020

Créditos: Leonardo Heisler