Sistema de abastecimento abrange em torno de 50 famílias da região alta do município

Câmara de Santa Clara do Sul – Os vereadores aprovam quatro projetos na sessão realizada no dia 11 de abril. Um deles autoriza o governo municipal a assumir a rede de água de Alto Arroio Alegre. Os equipamentos e demais materiais pertinentes ao sistema de abastecimento passam a ser de propriedade do município que, por sua vez, se torna o responsável por administrar a estrutura.

Esse é um pedido da Associação de Desenvolvimento Comunitário da comunidade, que encontrava dificuldades em gerir o sistema composto por cerca de 50 ligações de água ou famílias. Assim como fizeram os moradores de Alto Arroio Alegre, outras entidades já manifestaram interesse em ter o abastecimento de água municipalizado.

Outra matéria cria o cargo de higienizador para atuar na Unidade Básica de Saúde, com carga de 44 horas semanais. O projeto atende uma solicitação da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência social, na qual destaca a dificuldade para contratação e manutenção dos profissionais de limpeza no posto de saúde, sobretudo pela intensa demanda de serviço e complexidade de algumas atividades que precisam ser executadas. Além disso, existem normas de higienização que devem ser cumpridas para evitar riscos de contaminação e transmissão de doenças.

Também foi aprovado o projeto que altera a tabela dos valores de exames fixados no convênio com o Hospital Bruno Born, pela Central de Convênios, a partir de 1º de abril de 2018. Esse modelo de contrato oportuniza aos cidadãos de Santa Clara do Sul exames em geral, Raio X e alguns procedimentos e consultas em nível de Pronto Socorro.

E por último, os vereadores aprovaram a alteração/atualização do nome das secretarias municipais junto aos conselhos municipais, de acordo com a Lei nº 2256, de 6 de novembro de 2017, com vistas à indicação e nomeação de novos membros. A reestruturação administrativa realizado no ano passado reduziu o número de secretarias de nove para quatro e várias delas se tornaram departamentos.

Atendimento do HBB

Na tribuna livre, o assunto foram as mudanças ocasionadas no atendimento do Hospital Bruno Born (HBB) desde o incêndio registrado na sala de espera do Pronto Socorro, no dia 1º de abril.  O vereador Márcio Haas (PTB) manifestou a importância da direção do hospital “olhar para os municípios com bons olhos”. Ao mesmo tempo em que elogiou e parabenizou a instituição pela qualidade do serviço prestado à população, solicitou que a direção não puna os municípios usando como pretexto o episódio criminoso ocorrido no início do mês. “Vejo que hoje a demora no atendimento é o principal ponto a ser melhorado pelo hospital”.

Quanto ao fato do HBB restringir os atendimentos no setor de Pronto Socorro (no momento os pacientes dependem da regulação dos médicos do posto de saúde ou da UPA para serem atendidos no setor de urgência ou emergência do hospital), o vereador disse se tratar de uma ação que deve ser revista pela diretoria da instituição de saúde. “Entendo que o Pronto Socorro é para casos de urgência e emergência, mas como um motorista de ambulância, por exemplo, pode fazer esse diagnóstico sobre a gravidade de um fato quando recebe um chamado fora do horário de expediente da Unidade Básica de Saúde”, questionou.

Haas salientou, ainda, que a população santa-clarense tem direito de ser atendida no Pronto Socorro do HBB, levando em consideração os convênios mantidos pelo governo municipal com a casa de saúde e o repasse de recursos do governo federal para manutenção do SUS. Ainda elogiou a atitude dos prefeitos do Consórcio Cipae G8 de provocarem uma reunião com a diretoria do Hospital Bruno Born para debater sobre o modelo de atendimento atual e os custos dos contratos mantidos pelas municipalidades. “O HBB não pode castigar o Vale do Taquari por causa de um episódio isolado”, finalizou.

Data de publicação: 16/04/2018