Outro destaque é a abertura de um espaço para a comunidade interagir com a Câmara

Câmara de Santa Clara do Sul – O único projeto aprovado na sessão da Câmara de Vereadores realizada na semana passada, dia 27 de fevereiro, cria mais quatro vagas do cargo de auxiliar administrativo no Quadro de Provimento Efetivo face à demanda e necessidade de atendimento de trabalhos e serviços públicos de natureza permanente.

Na tribuna, a vereadora e presidente do Legislativo, Helena Herrmann (MDB), sugeriu a abertura de um espaço de interação com a população denominado de “Comunidade na Câmara”. Segundo ela, a ideia é estimular que o povo participe e esteja mais inserido nas ações do Legislativo.

Por meio da iniciativa, entidades, grupos e instituições poderão expor seus trabalhos na casa. “Pretendemos começar a exposição mostrando um pouco da história da Câmara”, adiantou. O projeto deve ser lançado no dia 13 de março.

Marcelo Foltz (PT) alertou a Secretaria da Saúde sobre uma situação relacionada a um motorista de ambulância do município. “Meu sobrinho teve uma consulta em Porto Alegre e o motorista o deixou num local inadequado, um posto de combustível, sendo que ele teve que atravessar uma passarela de muletas para chegar à clínica”, frisou. O vereador pretende abrir um protocolo para evitar que casos semelhantes se repitam.

Foltz também sugeriu aos colegas vereadores que pressionem os deputados aos quais fizemos campanha nas eleições para se posicionarem contra algumas mudanças que têm sido propostas em nível de país. “Estamos numa época de mudanças, com uma nova presidência e gestores assumindo em Brasília. Primeiro foi o decreto que reduz o salário mínimo em R$ 8,00. Esse é um dinheiro significativo que deixa de circular no nosso município. Outra medida tomada foi a questão do leite, que afetou os nossos produtores. E a terceira medida se refere à Previdência. Se a gente perder mais essa batalha, nosso futuro de se aposentar fica muito distante”, salientou.

Márcio Haas (PTB) parabenizou e agradeceu por fazer parte da mesa diretora do Legislativo. Espera que 2019 seja um ano de muita discussão e projetos, sempre levando em conta o melhor para o município.

O vereador saudou o ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-prefeito Inácio Herrmann, que prestigiou a sessão. “Todas as vezes que usei essa tribuna, respeitando os demais que já foram prefeito, sempre elogiei a tua maneira transparente e simples de governar. Foi o prefeito que menos tempo esteve no cargo e mais inaugurou obras”, destacou.

Haas disse que esse reconhecimento se deve àquilo que Herrmann ajudou a construir desde o tempo de vereador. “Basta sair dos limites de Santa Clara do Sul para percebermos a diferença do nosso município em relação a outras cidades. Continuamos um trabalho iniciada lá em 2004, na campanha. Estávamos no caminho certo. Hoje, Santa Clara é um dos municípios mais prósperos e com uma qualidade de vida muito boa”, mencionou.

Por fim, o vereador ressaltou que a cada dez pessoas que vêm morar em Santa Clara do Sul, nove relatam para ele que o motivo da vinda é a qualidade na saúde e possibilidade de ter vaga na creche. Outro diferencial é o fato de conseguirem emprego. “Isso me enche de orgulho de ser santa-clarense”, observou.

Quanto ao caso relatado pelo colega Marcelo Foltz, disse ser importante levar à Secretaria da Saúde, para que tome conhecimento da situação e possa agir. “No mais, desejo um bom ano e um excelente carnaval a todos”, finalizou. Da mesma, Helena Herrmann salientou a importância de informar o caso à secretária para que sejam tomadas as medidas necessárias.

Data de publicação: 04/03/2019