Número de pontos, fixação de plantões e definição da cor são algumas das alterações

Os vereadores aprovaram dois projetos na sessão da semana passada, dia 13 de março. Um deles institui mudanças na lei que regulamenta os serviços de táxi no município, considerando à sua importância para a população e atentando às normas de concessões fiscalizadas pela Receita Federal e Tribunal de Contas.

As principais alterações se referem à permissão da utilização de veículos de até sete passageiros, mas apenas com quatro portas; a definição da cor branca, com a identificação nas portas laterais dianteiras, num layout cujas dimensões, cores e dados constantes serão fixados por Decreto do Executivo e a fixação do número de pontos e dos plantões no ponto da zona urbana.

Na zona urbana haverá um ponto único, com dez vagas, cuja localização será definida por Decreto do Executivo. A sugestão é na Rua Alberto Schabbach, defronte à Casa de Cultura, com plantões permanentes nos dias úteis e placas indicativas do responsável nos horários indicados, telefones, placas dos veículos e indicação de quem esteja de sobreaviso nos demais dias e noturno.

A zona rural, por sua vez, terá disponível sete pontos: na localidade de Sampaio (2 táxis); em Sampainho (2 táxis); em Nova Santa Cruz (2 táxis); em Alto Arroio Alegre/Linha Serrana (1 táxi); em Chapadão (1 táxi); em Picada Santa Clara (1 táxi) e em São Bento (1 táxi).

Outro projeto aprovado autoriza o governo municipal a abrir um crédito suplementar de até R$ 66 mil, cujo valor é remanescente do convênio firmado pelo município com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo em 2018, podendo ser utilizado este ano para a compra de mudas frutíferas, sementes e insumos visando à produção de alimentos orgânicos.

Tribuna

Márcio Haas (PTB) completou 20 anos em Santa Clara do Sul e falou um pouco da sua história construída no município. “Em 5 de março de 1999 vim morar em Santa Clara, o que exigiu várias adequações na minha vida. Mudança de cidade, de hábitos, de rotina, de visão, de projeto de vida, de pensamentos. Mas não me arrependo de nada. Foi uma decisão rápida e acertada”, salientou.

O vereador se disse feliz em fazer parte de um município pujante, acolhedor, com um povo educado e corajoso, dedicado e de posições firmes. “Todos são muito bem acolhidos nessa cidade, onde constitui família, conquistei amigos, conheci pessoas. Tenho minhas posições firmes e claras, muitas vezes não compreendidas, mas isso não me faz parar”, destacou.

Haas ressaltou o fato de morar num município que serve de modelo para a região e que se destaca em várias áreas. “Podemos até não ser a melhor cidade do país, mas se o Brasil fosse se espelhar em Santa Clara, com certeza teríamos um país melhor. Quando vim para cá trouxe na bagagem muita vontade de trabalhar, de aprender, de compartilhar. Estive secretário de Obras e consegui implantar várias ideias, sempre de forma humilde, querendo aprender”, mencionou.

Como vereador, Márcio salientou a sua participação em vários projetos que ajudaram o município como um todo. “Quero agradecer a vocês, colegas, por terem me acolhido tão bem. E em nome de vocês, agradecer a todo o povo de Santa Clara do Sul. Desde sempre busquei diálogo nessa Casa. Em outras épocas, havia mais discussão político-partidária. Hoje, discutimos projetos e assuntos de interesse da comunidade. Obrigado, Santa Clara do Sul”, enfatizou.

Haas também aproveitou o pedido feito pelo colega Fernando Scherner, de colocação de quebra-molas na cidade, para se referir ao assunto. “Fui o secretário de Obras que talvez mais tenha instalado quebra-molas, mas tenho a convicção que isso foi fundamental para a segurança de motoristas e pedestres. Com certeza muitas vidas foram salvas por isso”, destacou.

Disse não ser adepto à instalação de lombadas, porém a falta de respeito de alguns motoristas faz com que essa medida seja necessária. “Tem um movimento no Facebook, chamado de Santa Clara City, que infelizmente tem falado mal do município e feito brincadeiras em relação aos quebra-molas. Em vez de perder tempo denegrindo a imagem da sua cidade, deveriam fazer algo que ajudasse mais. E não se esconder atrás de uma página no Facebook”, finalizou.

Data de publicação: 20/03/2019