Solenidade ocorreu nessa quarta-feira, 20 de março, no aniversário do município

A população de Santa Clara do Sul passa a ter um novo espaço de interação com o Legislativo. Denominada de “Comunidade na Câmara”, a iniciativa foi lançada oficialmente nessa quarta-feira à noite, dia em que o município completou 27 anos de emancipação político-administrativa. Após a inauguração, que teve a presença de ex-vereadores, foi servido um coquetel de confraternização.

De acordo com a presidente da Câmara, Helena Herrmann, trata-se de um espaço aberto à comunidade no qual entidades, grupos e instituições poderão expor seus trabalhos por um período pré-determinado. O objetivo é estimular uma maior participação e inserção do povo santa-clarense nas ações do Legislativo. Durante o mês de aniversário do município, a exposição está voltada à história da Câmara.

Para comemorar os 27 anos de Santa Clara do Sul, teve a leitura da primeira ata do Legislativo com data de 1º de janeiro de 1993, a qual marcou a posse dos primeiros vereadores, prefeito e vice-prefeito do município. “É uma justa homenagem que lembra um pouco do início da história da nossa cidade”, destacou Helena.

A presidente ainda ressaltou a sua felicidade e orgulho em morar num município bonito, forte e desenvolvido, onde o trabalho das pessoas faz a diferença. “Já somos reconhecidos como a Cidade das Flores e agora também pelos alimentos saudáveis. Um município ordeiro que oportuniza muitos serviços que outros lugares não conseguem oferecer”, salientou.

Ex-vereador, primeiro presidente do Legislativo e atual prefeito, Paulo Kohlrausch, enalteceu a iniciativa da vereadora Helena e de toda a Câmara, abrindo um espaço que permite uma relação mais próxima com a comunidade. “Além disso, trata-se de um momento importante de resgate da história do município e da Câmara de Vereadores. Santa Clara não começou em 2019. É fruto do empenho de todos”, observou o prefeito.

Kohlrausch citou alguns números que evidenciam o desenvolvimento do município nesses 27 anos. “Em 1992 tínhamos menos de quatro mil habitantes e agora já são em torno de sete mil. O primeiro orçamento era de R$ 2,5 milhões e hoje está estimado em R$ 24,5 milhões”, citou.

Hoje Santa Clara do Sul é o município com melhor índice de gestão pública no Rio Grande do Sul entre as cidades com até dez mil habitantes, conforme levantamento feito pelo Conselho Federal de Administração. “Chegamos neste dia 20 de março de 2019 sendo reconhecidos pela nossa capacidade de organização, pelo planejamento da cidade, pela característica acolhedora do nosso povo”, enfatizou o prefeito.

Kohlrausch se emocionou ao relembrar de líderes políticos falecidos. “Vamos manter eles sempre na memória, sendo que esses momentos são importantes para isso. Não podemos esquecer a nossa origem. Viemos do trabalho coletivo, da capacidade de organização. Temos que comemorar os resultados alcançados nesses 27 anos”, finalizou.

Representando os vereadores da atual legislatura, Márcio Haas parabenizou a colega Helena Herrmann por viabilizar esse espaço para a população. “Além de aproximar a comunidade do Legislativo, será uma forma de divulgar as diversas atividades feitas pelo nosso povo”, salientou.

Haas também enfatizou a importância do aniversário do município. “Na sessão passada, usei a tribuna para falar dos meus 20 anos morando em Santa Clara do Sul, completados no dia 5 de março. Uma cidade adorada por todos, cujos princípios e valores estão alinhados com os ideais do seu povo. Devemos sempre levar com orgulho o nome de Santa Clara do Sul para onde quer que a gente vá”, mencionou.

Data de publicação: 21/03/2019

Créditos: Rafael Simonis