Mesa Diretora ainda tem Helena Herrmann como vice e Márcio Haas como secretário

Câmara de Santa Clara do Sul – A última sessão do ano, realizada dia 20 de dezembro, teve a escolha da Mesa Diretora para 2018. A única chapa inscrita, formada por Eduardo Ferla (PMDB) na presidência, Helena Herrmann (PMDB) como vice e Márcio Haas (PTB) no cargo de secretário, foi eleita por unanimidade. O trio comandará os trabalhos a partir de 7 de fevereiro, quando está prevista a primeira reunião ordinária do próximo ano.

Márcio Haas falou do pedido encaminhado ao Executivo para que destine o valor remanescente da Câmara de Vereadores, estimado entre R$ 35 mil e R$ 40 mil, à Secretaria Municipal da Saúde com o objetivo de promover a prevenção ao câncer que, segundo ele, é uma doença que tem registrado um avanço significativo no número de casos em Santa Clara do Sul.

O presidente aproveitou, ainda, para agradecer aos colegas vereadores e à assessoria do Legislativo pelo trabalho desempenhado ao longo de 2017. Conforme ele, essa harmonia que caracterizou a Câmara durante o ano foi possível devido à compreensão de todos.

Haas também lembrou que todos os projetos que passaram pela Casa (107) foram aprovados pelos legisladores. “É preciso destacar que houve debates, mas que prevaleceu o bom senso com vistas ao desenvolvimento do município. Além disso, temos uma relação muito interessante com o Executivo, que por diversas vezes abriu as portas abertas para a discussão”.

O presidente pediu a participação e o engajamento dos vereadores nos dois programas promovidos pelo Executivo essenciais para o fortalecimento da economia local, que são o Santa Clara Tem Valor e o Santa Clara Mais Saudável. Parabenizou o colega Eduardo Ferla, que será o presidente em 2018, e desejou um excelente trabalho.

Ainda destacou algumas ações realizadas durante a sua presidência, como a confraternização que homenageou os atletas, comissão técnica e dirigentes pela passagem dos 50 anos da conquista histórica do Campeonato Amador de Lajeado pelo Santa Clara FC e a solenidade em reconhecimento aos serviços prestados pelas lideranças políticas ao longo dos 25 anos de emancipação de Santa Clara do Sul.

Retrospectiva 2017

Helena Herrmann fez um resumo das obras e serviços desenvolvidos nas secretarias em 2017. Na saúde, ressaltou a contratação de mais um médico para atender no programa Estratégia Saúde da Família, somando três profissionais na área; a contratação de uma psicóloga 40 horas; a implantação de consultas por agendamento e a construção do Plano Municipal da Saúde. Entre as projeções estão a ampliação da UBS, o recadastramento do cartão SUS de todos os munícipes e a renovação da frota.

Na assistência social, Helena salientou a ampliação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes. Também foi aprovada, recentemente, a ampliação do CRAS e está prevista a contratação de um educador social no ano que vem.

No que se refere à Secretaria de Infraestrutura, a vereadora citou o aterro realizado para que a empresa Mafra pudesse ampliar sua estrutura, a terraplenagem para a ampliação das estufas do produtor de flores Gilberto Frölich, a canalização das ruas Sete de setembro e Guilherme Lenhart Filho, a conclusão da pista de passeio na ERS-413, o trabalho de paisagismo, o asfaltamento da Rua José Francisco Allgayer e a futura pavimentação das ruas 15 de Novembro, Alberto Weiler e São Francisco Xavier.

Ainda ocorreu a abertura da Rua Sete de Setembro nas imediações da Lisi Calçados, a iluminação e o término do quiosque no Parque Multiesportivo, o serviço de construção de calçada de passeio no perímetro urbano, além de pinturas e sinalizações. Na agricultura, além da nova lei de incentivos aos produtores, o destaque é o programa de agroecologia Santa Clara Mais Saudável.

Na área da educação, o novo berçário praticamente zerou a fila por vaga na escola infantil, foi criada uma lei disciplinando o transporte escolar, se institui aulas de inglês nas escolas e houve a aquisição de merenda orgânica, livros, computadores e climatizadores para os colégios municipais. Também foram realizados eventos diversos, consolidou-se a orquestra municipal, criou-se a banda marcial, trabalhou-se a decoração natalina, a escola esportiva proporcionou várias modalidades às crianças e adolescentes e teve a implantação de um núcleo esportivo em Nova santa Cruz.

E nos setores da fazenda, administração e planejamento, os destaques foram a reestruturação administrativa, a implantação do Santa Clara Tem Valor, a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, a compra da área para a construção da futura escola infantil e a desconstituição do Condomínio Andreza.

Já o vereador Airton Teloken (PP) aproveitou o espaço para agradecer aos colegas e assessoria da Câmara. Disse não se recordar de uma legislatura com tamanho respeito entre os vereadores, tanto da oposição quanto da situação. Ressaltou que praticamente todos os pedidos feitos por ele foram atendidos pelo Executivo. Ainda parabenizou o presidente Márcio Haas que, segundo ele, soube conduzir as sessões de maneira tranquila, mantendo os debates sadios e sem briga.

Copa Cidade das Flores de Futebol Infantil

O único projeto em pauta foi aprovado pelos vereadores. Ele autoriza o Executivo a custear as despesas de arbitragem para a realização da 6ª Copa Cidade das Flores de Futebol Infantil, que ocorrerá de 12 a 18 de janeiro de 2018, no valor de até R$ 16,5 mil.

Em contrapartida, as equipes e clubes de futebol das Escolas Esportivas de Santa Clara do Sul, mantidas pela administração municipal, ficam isentos do pagamento da taxa de inscrição.

Data de publicação: 26/12/2017

Créditos: Assessoria de Imprensa