Vereadores aprovaram quatro projetos na sessão realizada na semana passada

Câmara de Santa Clara do Sul – A vereadora Helena Herrmann (MDB) aproveitou o espaço da tribuna na sessão do Legislativo da semana passada, dia 10 de outubro, para divulgar a programação que é realizada no município para marcar o Outubro Rosa e o Novembro Azul. A iniciativa é da Liga Santa-clarense de Combate ao Câncer e da Secretaria Municipal de Saúde.

Helena salientou que neste mês já ocorreram ações com o intuito de promover a liga em frente ao Sicredi e à Loja Benoit. Neste sábado, dia 20, está marcado um pedágio de conscientização na Avenida 28 de Maio, defronte à Escola Professor Sereno Afonso Heisler.

No dia 13 de novembro, a partir das 13h30min, ocorrerá uma palestra no Salão Paroquial que falará sobre “Prevenção do Câncer de Mama e Próstata”, ministrada pelo doutor Renato Cramer Peixoto Jr., que é médico clínico oncologista do Centro Regional de Oncologia (CRON) e membro da Sociedade Brasileira de Oncologia. Na oportunidade haverá o sorteio de 25 mamografias e de 25 exames de próstata entre os presentes.

Outro assunto abordado por Helena foi o vídeo postado pela vereadora de Lajeado, Mariela Portz, onde é enfatizada uma possível suspensão do Banco de Sangue de Lajeado. “Fiquei chocada com os termos que ela utilizou. Num dos trechos, inclusive, Mariela afirma que ‘gente vai morrer’. Penso que nós, vereadores, devemos ser parceiros da população e não deixar um pânico no ar. Se tratou de politicagem”, observou Helena.

A emedebista ainda leu a resposta dada pelo Estado em relação ao caso. Segundo a vereadora, a Secretaria Estadual de Saúde assegura que não há nenhuma definição sobre o fechamento do Banco de Sangue do Vale do Taquari e que o Governo do Estado está iniciando tentativas para reorganizar a Hemorrede em todo o Rio Grande do Sul, mas que nenhuma ação será efetivada sem antes ser amplamente debatida com as prefeituras e as comunidades.

Projetos aprovados

Quatro matérias do Executivo foram aprovadas pelos vereadores. Uma delas autoriza o governo municipal a abrir crédito suplementar no valor de até R$ 61,2 mil para promover a decoração natalina deste ano, embelezando a cidade e ampliando os atrativos para o comércio local.

Outro projeto abre crédito suplementar de até R$ 17 mil com o objetivo de substituir o equipamento da rede/servidor da prefeitura, o qual foi adquirido há mais de 10 anos e não atende mais a demanda. O aparelho é fundamental para o funcionamento das tecnologias de informação da administração pública, hospedando e processando todos os serviços essenciais.

A terceira matéria autoriza o Executivo a abrir um crédito especial de R$ 11 mil, acrescidos dos rendimentos. O recurso provém do Ministério da Saúde e pode ser usado apenas para custear despesas de treinamento dos profissionais da Secretaria da Saúde.

E por último, os vereadores aprovaram o projeto que permite a administração municipal prorrogar o contrato temporário de professor de Educação Física, sempre por um ano, enquanto vigentes os projetos sociais de esportes, ginástica e dança, em turno inverso, limitado até 31 de dezembro de 2020.

Data de publicação: 15/10/2018