Câmara de Santa Clara do Sul – Os vereadores aprovaram três projetos na sessão da semana passada, dia 25 de abril. Um deles autoriza a cedência da veterinária do município ao Estado para auxiliar na inspeção sanitária do processo de abate no Frigorífico Frigoforte. Em contrapartida, a empresa pagará o valor de R$ 3,50 por abate realizado ao governo municipal durante o período em que a profissional estiver atuando no local, o que está estipulado em até dez horas semanais. A cedência não comprometerá a atuação da veterinária no município, onde a profissional tem carga horária de 30 horas semanais.

A empresa Frigoforte tem autorização para um abate mensal de três mil bovinos/bubalinos, mas alcança apenas 1.625 cabeças/mês pela disposição limitada da carga horária do profissional do Estado. E com a cedência da veterinária do município, o abate mensal poderá alcançar 2.613 cabeças. Levando em conta uma média de mil cabeças/mês inspecionadas pela profissional do município, será gerada uma receita mensal ao Executivo de aproximadamente R$ 3.500,00.

A Câmara também autorizou o governo municipal a ampliar em mais dez horas semanais a carga horária da assistente social, que foi contratada temporariamente em substituição a titular, licenciada para assumir a coordenação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Tal iniciativa se faz necessária devido à implantação de novos serviços e à inclusão dos Círculos de Construção de Paz, por meio da Justiça Restaurativa, em todos os serviços ofertados pelo CRAS.

Ainda foi aprovado o projeto que cria gratificações pela coordenação de atividades esportivas, culturais e pedagógicas. O coeficiente fixado de 0,65 sobre o Padrão Básico de Referência Salarial dos Servidores corresponde ao valor mensal de R$ 446,21.

Verbas federais

Márcio Haas (PTB) informou o empenho de mais R$ 500 mil oriundos dos deputados Sérgio e Marcelo Moraes, do mesmo partido, para a área da saúde de Santa Clara do Sul. “No dia do meu aniversário, o maior presente que recebi é o que beneficia toda a comunidade: o repasse de mais uma verba importante para a saúde do município”, salientou.

Com mais esse recurso, o total de verbas destinadas pelos deputados a Santa Clara do Sul chega a R$ 1,6 milhão desde 2013. Foram R$ 400 mil para a compra de uma escavadeira hidráulica e de um trator agrícola, R$ 950 mil para a área da saúde e R$ 250 mil para o asfaltamento da Avenida Emancipação. “Isso mostra que vale a pena ir à Brasília em busca de verbas para o município. Como a eleição se aproxima, sugiro que todos os colegas vereadores cobrem os seus deputados para que também se lembrem de Santa Clara do Sul no momento que forem repassar verbas”, concluiu Haas.

Data de publicação: 01/05/2018