Iniciativa integra o projeto “Comunidade na Câmara”, que abre espaço para clubes, entidades e instituições do município

A sessão do Legislativo da semana passada, 7 de agosto, também contou com a presença de representantes da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pequeno Mundo, que usaram o espaço da tribuna para apresentar um pouco do trabalho desenvolvido no educandário. A iniciativa integra o projeto “Comunidade na Câmara”, pelo qual o Legislativo oportuniza que clubes, entidades e instituições do município exponham as suas atividades.

Acompanhada da vice-diretora Michele Wickert e da coordenadora pedagógica Letícia Scherner, a diretora da Emei, Berenice Schwertner, fez um resumo da estrutura organizacional e do modelo de ensino-aprendizagem do colégio. Em torno de 80 profissionais atuam na Emei, entre professores e funcionários, que atendem 286 crianças. Na sede são 15 turmas com alunos de 1 a 5 anos. Já no berçário, que funciona num prédio separado, são atendidas quatro turmas com crianças desde os 4 meses até 1 ano de idade.

Berenice destacou que a Emei é um espaço de aprendizado, vivências e troca de experiências que ocorrem desde o primeiro dia em que a criança entra na escola. “A gente fala em creche, mas estamos mudando essa concepção. Somos uma escola, pois é um local em que os alunos aprendem de maneira constante”, enfatizou.

Segundo a diretora, todos os professores têm formação em Pedagogia. “A gente sempre busca melhorar o nosso ensino-aprendizagem. Na Emei ninguém faz nada sozinho. A gente acredita muito no que faz. Desde que eu assumi a direção, a Secretaria da Educação e o governo municipal sempre deram muito apoio, principalmente para promovermos a capacitação e a formação dos nossos professores”, salientou.

Berenice ainda destacou que é na educação infantil que as crianças se descobrem e evoluem consideravelmente. “Aprendem a segurar uma frutinha na mão para comer, engatinhar, caminhar, falar, brincar. É um trabalho extremamente importante, pois é na escola que a criança está na maior parte do tempo”, ressaltou.

Por fim, a coordenadora Letícia Scherner apresentou os projetos desenvolvidos em cada nível e faixa etária.

O vereador Gilmar Hermes parabenizou o trabalho de todos os profissionais que atuam na Emei. “Fui secretário da Educação por 8 anos e entendo a importância do empenho de todos para cuidar das nossas crianças. Nos dias atuais ser educador não é nada fácil. Precisa de muito amor e dedicação”, comentou.

Hermes observou que as sementes deixadas pelos educadores no coração de cada aluno são espalhadas por todo o município. “Vão germinar e gerar excelentes frutos. A educação é a maior e melhor arma que existe para transformar a vida das pessoas”, frisou.

A presidente do Legislativo, Helena Herrmann, agradeceu a presença das representantes da Emei e elogiou as ações realizadas na escola. “Parabenizo a todos os funcionários da Emei, que fazem um trabalho diferenciado. Tem envolvimento dos pais e a família inserida na escola. E isso é extremamente importante”, ressaltou.

Data de publicação: 12/08/2019