Também foi aprovada abertura de crédito da Consulta Popular

Vereadores aprovaram, na sessão realizada na quarta-feira, dia 27, o projeto de lei que estima a receita e fixa as despesas de Santa Clara do Sul para 2021. São estimados R$ 27,5 milhõres de arrecadação e investimento no ano.
Também foi aprovado o projeto que autoriza abertura de Crédito Especial no valor de R$ 53.242,40. O dinheiro é oriundo da Consulta Popular, e visa incentivar agroindústrias familiares para estimular o turismo rural.
Durante a sessão os vereadores Airton Teloken e Rosani Richter anunciaram afastamento do cargo até o dia 10 de dezembro.

Doação de sangue e prevenção ao câncer

Na tribuna, Helena Lúcia Herrmann abordou
o Dia Nacional do Doador de Sangue, lembrado no dia 25 de novembro para reforçar a necessidade de doação no final do ano. Ela informa a doação também é importante para a retirada de plaquetas, hemácias e o plasma.
Retornando à presidência da Liga do Câncer de Santa Clara do Sul, a vereadora também fez menção ao convênio com o lar geriátrico e com a farmácia, pelo qual 60 mulheres se inscreveram para mamografia e 62 homens para o PSA – o exame da próstata. Informa que os homens receberam todo o teste de graça, por ser mais barato, e reforça a importância de haver os exames.
Traz dados do Inca de 2020 para fazer um alerta sobre o aumento da incidência de câncer durante o ano e a necessidade de haver prevenção: em relação aos homens, o câncer de próstata subiu 29,2%, e do intestino 9,1%; no caso das mulheres, o câncer de mama subiu 29,7%, e o de intestino 9,2%.
Diz que o câncer precisa ser detectado cedo para haver maior chance de cura. E pede que as pessoas façam os exames de prevenção e fiquem atentas na família, observando principalmente os mais velhos e incentivando a realização de exames.

Data de publicação: 01/12/2020

Créditos: Leonardo Heisler