Estrutura atualmente sedia o Departamento de Assistência Social e o Lar Geriátrico

Câmara de Santa Clara do Sul – Entre os três projetos aprovados pelos vereadores na sessão da semana passada, 16 de maio, está o que autoriza o Executivo a abrir um crédito suplementar de até R$ 258 mil com o objetivo de reformar o prédio do antigo hospital. A estrutura atualmente sedia o Departamento da Assistência Social e o Lar Geriátrico.

O telhado apresenta goteiras e infiltrações, o que compromete a estrutura do prédio, causa rachaduras e acumula água. Também é necessária a troca da fiação e do sistema elétrico. Por se tratar de um patrimônio público, o governo municipal quer manter a estrutura em condições de funcionamento e preservação.

Segundo a vereadora Helena Herrmann (MDB), hoje o Lar Geriátrico tem 19 funcionários, 24 idosos internados e uma capacidade para atender até 30 pessoas. Ressaltou o fato de a administração municipal ter condições financeiras para reformar o prédio. A prefeitura tem direito a um leito, atualmente ocupado, que é destinado a idosos que não possuem mais familiares.

A emedebista ainda lembrou que a maioria dos residentes é de Santa Clara do Sul e que o custo por idoso varia entre R$ 2,8 mil e R$ 5 mil, dependendo do quadro de saúde de cada residente. “Existe todo um acompanhamento especializado: médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e cuidadores de idosos”, salientou.

Helena aproveitou, também, para agradecer a todos que participaram do almoço beneficente realizado pela Liga Santa-clarense de Combate ao Câncer, da qual é presidente. Segundo ela, o evento teve um lucro superior a R$ 8 mil, sendo que o dinheiro será utilizado para ajudar pacientes oncológicos do município.

Área da futura escola infantil

A Câmara também aprovou a matéria que autoriza o Executivo a firmar acordo de desapropriação visando à posse e propriedade do imóvel de matrícula n.º 28.324, registrado no Cartório de Registro de Lajeado, pertencente à Maria Lovani Franz. A referida área, situada na Rua Loni Maria Weber, servirá para a implantação do Centro Municipal de Desenvolvimento Humano de Educação Infantil.

Dessa forma, o município fica autorizado a pagar a diferença da avaliação feita inicialmente pelo Executivo (R$ 275.907,89) e o que ficou acertado por meio de acordo entre as partes envolvidas (R$ 398.000,00), chegando ao valor de R$ 122.092,11. Com isso será possível a transferência de propriedade da área, viabilizando a obtenção de recursos junto ao Governo Federal para a construção do educandário.

Por fim, os vereadores aprovaram o projeto autorizando o governo municipal a abrir um crédito especial de até R$ 42.706,00 visando aplicar o recurso oriundo do FNDE, num projeto proposto pela Secretaria da Educação por intermédio do Plano de Ações Articuladas. O dinheiro será usado para a compra de mobiliário escolar aos colégios de ensino fundamental. Também ajudará na modernização dos ambientes escolares e na reposição de classes, proporcionando mais conforto aos alunos.

Data de publicação: 22/05/2018

Créditos: Rafael Simonis