Novo formato do recolhimento do lixo foi implantado neste mês

A implantação da coleta seletiva do lixo em Santa Clara do Sul foi tema da sessão da Câmara de Vereadores de quarta-feira, 17. Na tribuna, Marcelo Foltz (PT) falou sobre reclamações por parte da população, e lamentou que os vereadores não foram consultados sobre como o sistema deveria ter sido implantado. Iniciado no dia 1º de junho, o novo formato define que os moradores da zona urbana utilizem os contêineres só para depositar o lixo reciclável. Já os resíduos orgânico e rejeito deverão ser embalados em sacos ou sacolas plásticas e colocados na frente de casa nos dias de coleta, que será feita a partir das 7h.

De acordo com Foltz, entre os problemas começam no depósito de forma errada, o que segundo ele contribui para haver lixo espalhado nas ruas e dificulta o trabalho de quem recolhe. Na tribuna, Márcio Luiz Haas (PTB) lembrou que as lixeiras foram compradas na gestão de Fabiano Immich, e que as verdes e amarelas estavam projetadas para serem instaladas uma ao lado da outra. Haas entende que, o atual prefeito, Paulo Kohlrausch, esperou quatro anos para implementar os equipamentos, e de forma diferente por, segundo Haas, não aceitar ideia de outros. “Temos um prefeito ditador”, afirmou o vereador, que entende que as decisões são impostas por ele. “Ele precisa ouvir mais as pessoas”.

Já o vereador Airton Teloken (PP) se manifestou por entender que as lixeiras de metal não deveriam ter sido descartadas na antiga fábrica de fumo, e que as lixeiras verdes e amarelas deveriam ter sido colocadas juntas no centro, e as de metal no interior. "Somos representantes do povo também, então acredito que temos que ser ouvidos também".

O vereador Edson Mallmann (MDB), por sua vez, relatou que o modelo implantado em Santa Clara do Sul foi elaborado após pesquisa em diversos municípios, e o melhor resultados foi em torno de 65% da coleta funcionando de forma satisfatória (desde a separação ao destinamento). Ele ressalta que seri utopia um sistema novo funcionar em menos de duas semanas. Adianta que não há nada definitivo e que alguns pontos do novo formato podem ser alterados. Ele recomenda que o trabalho de comunicação e conscientização deva ser feito de forma contínua. "O pessoal tem que entender que o recolhimento do orgânico na cidade é nas segundas, quartas e sextas, e o reciclável aos sábados".

Investimento na Saúde

Vereadores aprovaram por unanimidade o projeto que permite ao Executivo abrir crédito especial no valor de R$ 95.634,72. O dinheiro servirá para o pagamento da remuneração dos profissionais servidores da saúde e o custeio dos contratos terceirizados dos médicos e profissionais técnicos, serviços de convênios com os Hospitais e laboratórios, exames, entre outros. Essa verba provém da União para Ações de combate ao Covid-19, e serão repassadas em quatro parcelas.

Informações sobre auxílio ao comércio

Teloken solicita à Administração Municipal que informe se os R$ 858 mil do Governo Federal já foram destinados ao Município e no que foram gastos. Esse tema foi levantado na tribuna também por Foltz, que também solicitou à Administração Municipal a lista das 50 maiores empresas e dos 50 maiores produtores rurais em retorno de impostos.

Bocas de lobo em Picada Santa Clara

Foltz pediu também informações do porquê as duas “bocas de lobo” na pavimentação finalizada em Picada Santa Clara, nas proximidades da propriedade de Gilberto Sell, foram projetadas com altura acima da via. Segundo ele, as bocas de lobo foram concluídas de forma diferente do que havia sido projetado, resultando em desnível.

Vereador destaca investimentos

Edson Mallmann (MDB) destacou o investimento em iluminação na Rua Paulo Décio Goergen. Foram instaladas lâmpadas de led, que segundo o vereador proporcionam mais claridade e menos gasto de energia, além do menor custo de manutenção por conta de sua longa duração. “Isso nos leva à sustentabilidade”.

Outra questão levantado por ele a melhora no processo de comunicação com os moradores do meio rural por conta de um canal via Whatsapp. Pelo aplicativo os moradores recebem notícias, recados, anúncios de reuniões e outras informações sobre o setor primário. O vereador adianta que esta medida pode ser implantada também para o setor de obras, o que facilita pedidos por parte da população.

Por fim, comemorou o asfaltamento da Rua Amábile Maria Piaccini, iniciada na terça-feira. Cita que mesmo com as adversidades financeiras por conta da pandemia foi possível realizar a obra, cujos processos iniciaram-se quando esteve frente da secretaria.

Data de publicação: 22/06/2020

Créditos: Leonardo Heisler