Próxima sessão ocorre nesta terça-feira

Três projetos foram aprovados por unanimidade nessa quarta-feira, dia 14, no retorno das sessões presenciais da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul. Entre eles está o projeto 029, cuja aprovação permite ao Executivo ceder para a Associação Comercial e Industrial de Santa Clara do Sul (Acisc) uma sala comercial no Ginásio Municipal, e ainda um estagiário para trabalhar no local.
A concessão de uso é gratuita, pelo período de no máximo de anos. Em contrapartida, a entidade participará em ações de desenvolvimento econômico, promovidas e desenvolvidas pelo Município de Santa Clara do Sul.
Já o projeto 028 altera o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Municipais. A medida é justificada, em especial, devido às demandas do transporte escolar. Conforme o Executivo, é necessário que a jornada de trabalho dos motoristas seja realizada em mais períodos, o que ocorre normalmente, na primeira hora da manhã, ao meio-dia e antes da noite, no transporte dos alunos. Assim, a Administração poderá determinar, quando não estabelecido em Lei ou regulamento, o horário de expediente das repartições.

Conservas Thomas vira indústria

Já o projeto 027 amplia a Zona Ambiental Mista tipo 3, permitindo as atividades da Conservas Thomas na área onde a empresa se consolidou. A mudança é necessária porque a empresa deixa de ser Agroindústria Familiar e passa a ser indústria, permitindo assim a ampliação da produção e a contratação de funcionários.
Na tribuna, a vereadora Helena Hermann ressaltou a visita dela e da colega Marlene à empresa naquela tarde, para conhecer as novas instalações. “Para Santa Clara do Sul é um orgulho ter uma empresa com tanta variedade de produtos, ainda mais se preparando para o turismo”, destacou.
As atividades realizadas continuarão as mesmas, como fabricação de conservas de legumes e outros vegetais, exceto palmito, e fabricação de conservas de frutas. Ainda de acordo com informações constantes no processo, a área útil total da empresa será de 306 m², sendo 156 m² de área construída e 150 m³ de áreas de estacionamento e manobras.

Precauções em relação à Covid

Helena ressaltou que a Câmara está seguindo as normas para evitar a propagação do coronavírus, e por isso há limitação no acesso do público. Ela adianta que, se voltarmos para a bandeira preta, haverá transmissão ao vivo da videoconferência pela internet. Informa que, de qualquer modo, a gravação está sempre disponível no site da Câmara.
Também fala do trabalho cansativo da Saúde no atendimento às pessoas, e comemora que o número de infectados diminuiu para quatro. Portanto, afirma que os vereadores como representantes devem dar o exemplo, sem promover aglomerações.
Informa também que falou com a secretária Iara sobre a vacinação, e soube que a partir da segunda-feira será possível começar a vacinar idosos com 62 anos, caso se confirme a vinda de novas doses. Por fim, diz que após os 60 vão haver outros grupos prioritários, com comorbidades, mas reforça que logo a vez de todos chegará.
Já o vereador Airton Teloken, na tribuna, elogiou o atendimento da Saúde, e ressalta que sua irmã, que teve Covid, e os demais membros da sua família foram bem atendidas.

Obras

Teloken elogia o setor de Obras pelo trabalho prestado, informando que teve vários pedidos atendidos por ele. Mas observa que falta maquinário, visto que as estradas do município não estão mais conservadas como de costume.

Preocupação em relação à dengue

Na tribuna, a vereadora Rosani Richter explicou o pedido que fez ao Executivo para averiguar se há ou houve casos de dengue em Santa Clara do Sul nos últimos meses. Diz que conversou com pessoas que afirmaram haver grande quantidade de casos, e diante disso, afirma que a dengue é uma doença séria transmitida pelo mosquito, e que não podemos nos preocupar apenas com a Covid. Alerta que não é apenas em água parada que em que o mosquito se prolifera, e que é preciso orientação para os munícipes.
A vereadora Helena, por sua vez, também aborda a questão da dengue, e lembra que há alguns meses foi feita pulverização nos locais onde foram identificados os focos, e que na época foi resolvido. E entende ser pertinente analisar como está a situação, pois ressalta que esta doença pode se confundir com Covid.

Data de publicação: 16/04/2021