Além dos três projetos, sessão foi marcada pelo discurso do novo presidente da Acisc

Três projetos foram aprovados por unanimidade durante a sessão da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul na quarta-feira, dia 28. Entre eles o projeto 033, que autoriza o Executivo a abrir um Crédito Suplementar no valor de até R$ 265.412,16 para o custeio dos convênios com a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) no atendimento clínico, psicológico, técnico e pedagógico a crianças e alunos com necessidades especiais, e com os hospitais, na prestação de serviços médicos especializados, especialmente do Hospital Bruno Born (HBB).
Outro projeto voltado para a Saúde autoriza a Administração Municipal a custear despesas de aluguel, água, luz e internet, para o médico com vínculo empregatício que atenda a Programas de Saúde do âmbito Municipal, até o limite de R$ 2.000,00. Com isso, será aberto um crédito especial no valor de até R$ 18 mil.
Presidente do Legislativo, Helena Herrmann ressaltou a importância do auxílio moradia ao médico para que permaneça morando no município. Para ela, e fundamental haver um profissional querido pela população que possa atender, na cidade e no interior.

Equipamento é cedido para associação

O projeto 031 autoriza o Executivo a conceder um equipamento de distribuição de esterco líquido para uso da Associação de Prestação de Serviços e Assistência Técnica Vale do Sampaio (Apsat). A concessão de uso será gratuita, pelo prazo máximo de 5 anos, podendo depois o equipamento ser doado à entidade. Ele será usado por produtores rurais do município.

Presidente da Acisc fala sobre a reestruturação da associação

Estevão Heisler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Clara do Sul (Acisc), foi convidado para falar sobre o início da reestruturação da entidade. “Se o meu vizinho vai bem, eu também irei”, iniciou Estevão, indicando que é preciso haver uma reestruturação e capacitação neste momento instável pra que no futuro possamos avançar.
“Faz-se urgente a mobilização conjunta na busca de medidas que possam atenuar os impactos provocados à economia empresarial e, por consequência, na vida financeira das famílias”, ressaltou.
Ele agradece à Administração Municipal pela cedência uma sede para a entidade e toda a mobília necessária, além do custeio de uma estagiária para atender os associados.
Conta que, em paralelo a ACISC, está sendo feita a reorganização da CDL Santa Clara, entidade esta que está sem gestão desde 2014 e terá importante papel.
Estevão pediu apoio do Legislativo e da comunidade para que seja reunido o maior número possível de associados. Adiantou que foi elaborado um plano de ações que prevê medidas de curto à longo prazo. Desde campanhas de estímulo ao consumo interno e promoções que injetem recursos na comunidade, além de robustas propostas capazes de ofertar nossos produtos e serviços para toda a comunidade gaúcha por meio de e-commerce. Contou ainda que a Acisc busca parcerias com outras entidades, a exemplo do Sicredi, para assim oferecer também linhas de créditos com taxas muito abaixo das tradicionais para os nossos associados.
A vereadora Helena demonstrou satisfação por receber o novo presidente da Acisc, e afirmou ser uma grande alegria ver uma turma nova e engajada para tocar a entidade para auxiliar o comércio. Contou que ficou feliz por ter visitado a sala da Acisc juntamente com a Marlene. Disse que a Câmara auxiliará a associação no que precisar, pois entende que o comércio do município merece.

Mudança de parada de ônibus
A vereadora Helena informou que a parada de ônibus em frente à lotérica foi transferida mais adiante para dar lugar para o comércio, e por isso cumprimentou a Administração Municipal. Ela ressaltou a importância de haver vagas nesta área, que concentra o maior número de estabelecimentos comerciais.

Projeto sobre alteração do brasão segue em discussão

Vereadores debateram na tribuna o projeto sobre a mudança do brasão do município, retido pela Mesa Diretora na sessão anterior. Rosani Richeter e Airton Teloken disseram que a Administração precisa ouvir a comunidade sobre as alterações. Ambos se demonstraram descontentes com o prefeito, dizendo que o gestor teria ofendido a oposição na rádio ao citar que a oposição está fazendo politicagem sobre o assunto e que estariam quebrados pela derrota nas eleições.
A vereadora Helena Herrmann, por sua vez, disse que conversou com o prefeito antes da sessão passada, e foi acordado o projeto seria retido justamente para os vereadores fazerem sugestões sobre o brasão, e que foi marcada reunião para a análise.
Disse que respeita a história do município, e como exemplo disso lembrou que quando entrou na Câmara pela primeira vez como presidente, foi buscar material histórico que estava jogado em uma sala do ginásio, na antiga sede, onde a Rosani atuou como vereadora. Diante disso, Helena lembrou que o Legislativo está restaurando o material para expor em um espaço da atual sede.
A vereadora ressaltou que o prefeito atendeu o pedido dos vereadores e está sendo formada uma comissão com várias entidades para discutir as mudanças, e que ela como presidente vai participar pela Câmara e vai trazer o assunto para as sessões.
Helena disse que ouviu a entrevista do Tiago na rádio, sobre o fato de a Câmara não ter recebido dois projetos dele. Ela informa que o correto neste caso é dizer pedido, e não projeto, que foi encaminhado para a mesa para que fosse filmada a sessão. Sobre isso, informou que, se a sessão presencial for filmada, o custo é de cerca de R$ 2 mil por mês. E considerando que logo a Câmara poderá abrir espaço em breve, pela melhora dos índices da pandemia, logo terá mais lugar para o público.

Data de publicação: 29/04/2021