Três projetos foram aprovados na sessão, que também foi marcada por comoção pelo acontecimento em Saudades-SC

Três projetos foram aprovados por unanimidade na sessão da Câmara de Vereadores dessa quarta-feira, dia 5, em encontro que também foi marcado por comoção por causa do ataque registrado em Saudades-SC, dois dias antes.

Um dos projetos aprovados aumentou em quatro horas semanais o atendimento de ginecologia na Unidade Básica de Saúde (UBS). Presidente do Legislativo, Helena Herrmann considerou um grande avanço o posto de saúde estar colocando esse serviço à disposição da comunidade. Os procedimentos realizados atualmente pela profissional ginecologista são colposcopia e implantação de DIU-Dispositivo IntraUterino,

Já a aprovação do projeto 035 autorizou o Executivo a conceder isenção da taxa de água a Osvin Kollet, da localidade de Alto Arroio Alegre, que cedeu uma fração de área de terras para a instalação de um poço de abastecimento para a comunidade.

Investimento em serviços

Vereadores também aprovaram projeto que autoriza o Poder Executivo a abrir um Crédito Suplementar no valor de até R$ 106 mil. O dinheiro é voltado para o custeio da prestação dos serviços públicos à população: manutenção da rede de abastecimento de água e do esgoto (R$ 36 mil), aquisição de plantas e material para o ajardinamento e manutenção de parques (R$ 36 mil); aquisição de cestas básicas para famílias de baixa renda ou com vulnerabilidades sociais, acompanhadas pela Assistência Social (R$ 24 mil); além da aplicação dos recursos vinculados, oriundos do Fundo Nacional de Assistência Social–FNAS, no valor de R$ 10.000,00.

Comoção por Saudades-SC

Vereadores rezaram pelas vítimas do ataque ocorrido em Saudades-SC, na terça-feira, dia 4, e se emocionaram durante pronunciamento. Na tribuna, a vereadora Helena se emocionou ao citar o que aconteceu com as crianças, e desejou força para as famílias, em especial para as mães, visto que neste domingo é o Dia das Mães. Vereadoras Rosani, Helena e Sidonia também se emocionaram, e disseram que se colocaram no lugar dessas mães.

Visita à empresa de conservas rende frutos

A vereadora Helena conta que na semana retrasada visitou a empresa Conservas Thomas, junto com a vereadora Marlene, e na conversa sobre as vendas no município soube dos proprietários que eles ainda não haviam conseguido vender no STR. A vereadora disse que lhe chamou atenção estarem vendendo no Imec e não no STR, e diante disso marcou uma reunião com a gerência de Lajeado e conseguiu viabilizar o contato entre as partes. Comemorou que em breve os produtos da Thomas devem ser vistos no STR.

Troca de cadeiras

Os suplentes José Antônio Goergen e Sidoni Wolschick tamaram posse. Goergen entra no lugar de Eduardo Ferla, que pediu licença, e Sidonia ocupa o lugar de Marlene Schonarth, em licença saúde. Na tribuna, Goergen saudou a todos e enalteceu a presença de mais mulheres na Câmara. Agradeceu ao vereador Ferla pela cedência do espaço, e disse que está muito feliz por estar na Casa. Em nome da Helena, da Leila, Rosane, Sidonia e da própria mãe, Maria Imelda, cumprimentou todas as mães pelo Dia das Mães.

Transmissão da sessão

Na tribuna, Tiago de Carvalho reiterou o assunto sobre transmissão ao vivo das sessões da Câmara, abordado no encontro anterior, e disse que em Marques de Souza a própria assessoria de imprensa faz a filmagem. Disse que não é preciso gastar.

Data de publicação: 06/05/2021

Créditos das Fotos: Leonardo Heisler