Município vai oferecer cursos de qualificação de mão de obra e desenvolvimento humano

Vereadores aprovaram por unanimidade o projeto do Executivo que institui o Programa Educação Para Todo, que incentiva os moradores a buscarem qualificação em diversas áreas. Antes de iniciar a sessão, na quarta-feira, 12, o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Heinen, e a coordenadora do projeto, Jordana Giongo Heisler, apresentaram os detalhes do programa.
Diversos cursos técnicos, profissionalizantes e de desenvolvimento humano e de lideranças, a maioria na Escola Professor Sereno Heisler, vão capacitar, preparar e desenvolver habilidades e competências dos moradores para o mercado de trabalho. A iniciativa também busca estimular os estudantes a buscarem uma graduação ou uma formação profissionalizante, e para isso estão previstos “aulões” de preparo para vestibulares em faculdades públicas.
O interessado que comprovar residência no município de Santa Clara do Sul e comprometer-se no ato da inscrição, terá incentivos do poder público para estudar. Entre as áreas que devem estar atendidas estão: corte e costura, idiomas, vendas, elétrica e outros.
Vereadores parabenizaram a Administração Municipal pela iniciativa. A presidente do Legislativo, Helena Herrmann, ressaltou a importância de haver cursos no município, sem que o morador tenha que se deslocar para Lajeado, e ainda com os incentivos. “Eu cumprimento a Administração Municipal pela coragem de levar adiante o projeto, pois sabemos que demanda todo um trabalho e acompanhamento”. José Antônio Goergen também foi à tribuna para enaltecer o trabalho do Executivo.

Santa Clara Mais Leitor

Também foi aprovado o projeto que autoriza o Executivo a abrir crédito no valor de até R$ 26 mil. O dinheiro destina-se à compra de equipamentos como condicionador de ar, impressora multifuncional, dois computadores, um projetor multimídia e uma tela de projeção, bem como livros para a Biblioteca Pública Municipal, com uma contrapartida em recursos próprios de R$ 6 mil.

Investimento na saúde bucal

Foi aprovado o projeto que abre crédito de R$ 58.426,85 para investimento na saúde bucal para os munícipes. O dinheiro permite um acréscimo aos serviços já prestados no Município. A vereadora Helena comemorou que o recurso permite à população mais vulnerável ter acesso a dentaduras.

Data de publicação: 14/05/2021