“Entendemos que o Vale do Taquari não pode ficar sem referência no atendimento às crianças entre 29 dias e 13 anos", destaca a moção contra o fechamento

O fechamento da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica anunciado pelo Hospital Bruno Born (HBB) foi tema de discussão na sessão do Legislativo santa-clarense realizada nessa quarta-feira, dia 30. Uma moção de apoio contra o fechamento foi aprovada e assinada pelos vereadores.

O documento destaca: “Entendemos que o Vale do Taquari não pode ficar sem referência no atendimento às crianças entre 29 dias e 13 anos. A UTI Pediátrica é uma conquista comunitária que completa 30 anos, período em que serviu de garantia de atendimento para diversas crianças, e não podemos ficar desassistidos de forma repentina sem que haja um plano imediato. Mesmo que exista a possibilidade de uma unidade em Venâncio Aires, entendemos que o HBB deve ser a referência também neste setor, visto o avanço realizados nos últimos anos”.

Na tribuna, a vereadora Helena Herrmann se manifestou contra a decisão do Hospital Bruno Born de fechar a UTI Pediátrica. Helena, que trabalhou por 18 anos no HBB, afirmou que essa mudança é negativa para Santa Clara do Sul e para todo o Vale do Taquari, que fica sem referência pra os cuidados intensivos de crianças entre 29 dias e 13 anos. Ela lamentou que o fechamento ocorreu justamente na quarta-feira, no Dia dos Hospitais. Disse que não sabe qual é o real motivo para o fechamento, mas entende que há algo por trás disso, como uma pressão para receber recursos.

Helena lembrou do movimento da família do Lázaro, em 2013, que buscou 20 mil assinaturas para manter a UTI e garantir na épica manter a criança internada.

Fórum Internacional

A vereadora também registrou sua participação como ouvinte no Fórum Internacional do Cooperativismo de Produção Orgânica, neste dia, que ocorreu de forma online. Por meio da videoconferência, santaclarenses que atuam neste setor e membros da Administração Pública conheceram casos de sucesso de quatro cooperativas da América Latina e uma da Espanha. Helena disse que foi possível entender a maioria dos discursos em espanhol, sendo que entre eles se evidenciou um desafio que é universal: manter o jovem no campo.

Contratação de enfermeira

Vereadores autorizaram o Executivo a contratar, para atender excepcional interesse público, em caráter temporário, um Enfermeiro para atender ao Programa de Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família, cujo profissional integrará a equipe do ESF como segundo enfermeiro.

Convênio com o Lar de Idosos

Vereadores aprovaram o projeto que autoriza o Executivo a firmar convênio com a Associação Beneficente Hospital Comunitário Santa Clara, visando a prestação de serviços de lavagem da rouparia, pelo período de um ano, a partir de 01 de julho de 2021, com possibilidade de prorrogação por iguais períodos, enquanto o Município não tiver espaço e/ou instalações próprias de lavanderia.

Em contrapartida o Município repassará à entidade, mediante a apresentação de comprovação fiscal e relatório dos serviços prestados, o valor mensal de R$ 4.106,28 (quatro mil e cento e seis reais e vinte e oito centavos), podendo o mesmo ser ajustado anualmente de acordo com a variação do índice do IPCA, ou outro índice que vier a substituí-lo.

Data de publicação: 02/07/2021