Entre eles há renovação de convênio com o HBB

Área para o Parque de Eventos

Com a aprovação do projeto 059, o Executivo foi autorizado a permutar um terreno urbano de 688,88 m², na Rua Coronel Diehl, por uma fração de 9.675,13m² localizada nas proximidades da antiga fumageira, que futuramente será destinada para a ampliação do Parque Municipal de Eventos.

Prefeitura cede estagiário para a Polícia Civil

Vereadores autorizaram o Município a ceder um estagiário para a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Lajeado. Esse foi um pedido da Delegada de Polícia Márcia Bernini Colem-bergue, que alega dificuldades operacionais devido ao quadro reduzido de colaboradores daquela delegacia e ao aumento significativo de diligências que visam a prevenção, apuração e repressão de crimes contra mulheres.

Convênio com o HBB é renovado

Vereadores aprovaram o projeto 060 e viabilizaram a renovação do convênio de repasse ao Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, para o atendimento médico-hospitalar de urgência e emergência, por mais três meses, prorrogável até 31 dezembro de 2021.

Desde abril de 2020, logo após o início da pandemia da Covid-19, foi alterado o Convênio de Urgência e Emergência que Santa Clara do Sul mantinha com o HBB. Com a persistência dos casos, o hospital propôs a manutenção desse convênio nos mesmos termos, por mais três meses, mantendo-se o valor mensal de R$ 75.562,49, com possibilidade de prorrogação até 31 de dezembro de 2021.

Dinheiro para a Saúde

Autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito suplementar de R$ 150.954,98. Esse valor, acrescido de rendimentos, foi recebido pela Administração no fim de 2020, por meio de emenda parlamentar do Senador Paulo Paim, para estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde.

Ocorre que, naquele período, a Lei Orçamentária para o exercício de2021 já estava aprovada, portanto sem previsão de utilização destes recursos no orçamento vigente. Para tal, o Executivo abre crédito suplementar. A utilização dos recursos deve atender a proposta de aquisição de equipamento/material permanente para estruturação dos serviços na Unidade Básica de Saúde de nosso Município.

Outro projeto aprovado foi a abertura de um crédito de R$ 19.198,94 para a Secretaria de Infraestrutura.

Vereador pede solução para impasse entre moradores

Na tribuna, o vereador Airton Teloken pediu solução para um impasse entre moradores na região próxima à Lisi Calçados, onde o proprietário de uma terra fechou a rua que era utilizada há décadas. Teloken disse que a Administração Municipal, por meio do prefeito, do secretário e do jurídico, deve dar resposta aos moradores sobre o problema. Disse que não pode julgar, e que isso cabe à Justiça resolver, mas afirmou que aquelas seis ou sete famílias ficaram com um acesso muito ruim, recém aberto, e que há dificuldade para trafegar de carretão ou até a pé. Observou que a prefeitura deve arrumar o acesso, baixando o nível dessa estrada, e disse que mostrou foto do local para o secretário de Obras.

Data de publicação: 08/07/2021