Veja o que foi assunto da Câmara nessa quarta-feira

Vereadores aprovaram por unanimidade, nessa quarta-feira, 2, o projeto que institui o Dia da Padroeira do Município, Santa Clara de Assis, para 11 de agosto.

O Executivo justifica que, analisando o histórico de Santa Clara do Sul, é possível observar a presença da religiosidade católica em momentos importantes em sua história. Confira o trecho anexado no projeto: “O aspecto cultural e histórico pode ser observado por importantes passagens de Santa Clara do Sul, como a origem eclesiástica subordinada, desde seus primórdios à Freguesia de Santo Amaro e após a de São José Taquari, e em 1873 à freguesia do 2º distrito de paz de Estrela, ou seja, Santo Inácio de Loyola de Lajeado.

Além disto, em abril de 1899, Santa Clara sediou o 2º Congresso Geral de Católicos do Rio Grande do Sul, sendo que em 1916 foi inaugurada a atual Igreja matriz. No ano de 1929 foi criada a atual paróquia São Francisco Xavier, de Santa Clara do Sul.
Junta-se a estes fatos históricos a chegada em Santa Clara do Sul das primeiras irmãs da Congregação da Divina Providência em 1942, que assumiram a Escola Paroquial, atual Creche Municipal e o Hospital Imaculado Coração de Maria em 1953. Estes forma fatos históricos marcantes para Santa Clara do Sul, e que tiveram relevante impacto cultural sobre seus moradores.

Considerando o impacto cultural e histórico da religiosidade para Santa Clara do Sul, e sendo inclusive obrigação constitucional a preservação deste patrimônio (artigo 30, inciso IX da CFB/88), pretendemos nomear Santa Clara de Assis como padroeira do Município. Além do próprio nome do município, a evidência do impacto cultural da religiosidade também pode ser evidenciada pelos dados do IBGE, do Censo Demográfico de 2010, quando foi apurado que 86,12% da população é católica.
No mesmo sentido, o Município de Santa Clara do Sul já possui feriado religioso no dia 11 de agosto, em conformidade com a Lei Municipal nº1622, de 16 de maio de 2011.”

Abastecimento de água é tema de debate

Na tribuna, o vereador Airton Teloken disse que moradores o procuram para relatar problemas de desabastecimento de água. Diante disso, pediu respeito do Município aos munícipes que pagam taxa de R$ 48, segundo ele maior que a maioria dos municípios do entorno que ele visitou. Pediu a perfuração de mais poços e aumento de tanques.

Sobre os moradores sem água, disse que visitou casas onde esse problema é existente e reforçou que é preciso resolver. Relatou que ele e o povo ligam e mandam mensagem para os responsáveis do setor, mas que ninguém atende.

O vereador Mauro Heinen dos projetos significativos, aprovados na Câmara, para encanamento, instalação de reservatórios e perfuração de poços. Disse que o município já teve muitos problemas de falta de água, principalmente na região alta, e salientou que esforços foram feitos para solucionar as questões.

Ao vereador Airton, disse que os casos pontuais devem ser levados para o setor de obras, que é o caminho para resolver. Pediu para trazer as situações pontuais sobre o desabastecimento, assim como mostrar as mensagens e ligações que fez para o setor de plantão, pois entende que nos casos de não haver atendimento é preciso da intervenção do secretário. Disse que a prefeitura é como uma empresa, e por isso é possível que ocorram falhas humanas. Ademais, orientou: se o vereador souber do problema de falta de água, não pode esperar até quarta-feira para resolver, mas sim resolver logo. “E caso o responsável pelo setor não atender, todos sabemos onde moram os profissionais responsáveis”.

Obras voltadas ao turismo

Heinen respondeu ao vereador Airton, que questionou a instalação de uma santa próximo à avenida Emancipação, em vez da santa no morro. Disse que há o projeto da instalação no morro, assim como existe o Parque Linear, feito com recursos de Brasília, o qual a Câmara aprovou mesmo diante da contrariedade de quatro vereadores da oposição que não tiveram a visão do lazer das pessoas. Salientou que o recurso para a santa ainda não foi angariado, visto o valor maior, mas confia que será possível, assim como o projeto do Parque Federalista também será, mediante articulação em Brasília. Lembrou que a santa instalada agora é para incentivar as pessoas a conhecerem a história da Santa Clara, que sempre teve relação com o município, e que esta será o símbolo enquanto não houver o recurso para a imagem no morro, principalmente no que se diz respeito ao turismo religioso.

Data de publicação: 03/03/2022