Vereadores aprovaram três projetos por unanimidade

Três projetos foram aprovados por unanimidade na sessão da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul na quarta-feira, dia 9. Entre eles o que amplia em até 15 o número de vagas do Convênio mantido com a Associação de Pais e Amigos Dos Excepcionais de Lajeado (APAE), visando o atendimento de pessoas portadoras de deficiência, nas especialidades de clínico, técnico, pedagógico, fisioterápico, fonoaudiólogo,
estimulação precoce, psicológico, terapêutico ocupacional, assistência social, psicopedagógico, entre outras necessidades. O valor por pessoa deficiente atendida, no ano de 2022, será de R$ 699,25, podendo ser ajustado anualmente de acordo com o índice oficial adotado pelo Governo Municipal.

Na tribuna, a vereadora Helena comemorou o avanço no atendimento multidisciplinar de crianças especiais na Apae. Disse que esses cuidados ocasionam no envolvimento dos alunos da Apae na comunidade.

Demais projetos

O projeto 028 autorizou o Executivo a abrir crédito de R$ 6.140 para ara o empenho de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação, referente a contratação de sistema específico do Controle Interno, no valor mensal de R$ 682,21.

Já o projeto 028 alterou a lei de participação do Município nas obras de asfaltamento. Assim, ficam ao encargo do Município os desembolsos com relação a pavimentação das testadas de Áreas de Preservação Permanente, Área Verde e outras descrições com as
mesmas finalidades.

Programação de Santa Clara do Sul

Vereadores também aproveitaram a sessão para convidar a todos para participarem da programação de aniversário dos 30 anos de Santa Clara do Sul. A programação que começou no dia 14 segue durante o mês.

Conquista de emenda para a Saúde

Airton Teloken comemorou a conquista de uma emenda de R$ 200 mil junto ao deputado federal Lucas Redecker, a qual é destinada para a Saúde, lembrando que recentemente conquistou emenda de R$ 385 mil. Assim, ressaltou que é possível pedir auxílio para deputados de outros partidos, e que fica feliz por isso.

Na tribuna

O vereador Jonas Marques Após cumprimentar a todos, abordou o assunto debatido após a sessão anterior, e disse que enquanto servidor da Secretaria de Infraestrutura sempre ajudou a moradora Etiane, tanto em atendimento após temporal como na tentativa de solucionar o problema da água. Lembrou que a prefeitura emprestou uma bomba de recalque e uma caixa d’água. Citou que no caso da moradora o nível da casa é incompatível com os reservatórios de água, e que isso deve ser resolvido pelos proprietários, da mesma forma com que um prédio deve levar água paras os moradores. Disse que é um ponto específico, e que não falta água generalizada, visto que o município tem cerca de 5 mil casas.

Na tribuna livre, a moradora Etiane Weber disse que é muito agradecida por tudo o que foi feito, citando inclusive o vereador Jonas, mas reiterou que nada justifica o problema da fata de água durar tanto tempo sem solução. Disse que sabe de todos os seus direitos, e que já fez registro no Ministério Público (MP).

Data de publicação: 14/03/2022