Medida é necessária para utilizar recursos para a instalação do parque

Vereadores aprovaram quatro projetos por unanimidade na sessão desta quarta-feira, dia 30 de março. Entre eles o projeto que da nova denominação ao Monumento da Revolução
Federalista, delimitando a área do Parque Urbano da Revolução Federalista.

Isso ocorre porque no dia 21 de fevereiro de 2022 o Município recebeu uma emenda individual de R$ 960.019,00, destinada pelo Deputado Federal Osmar Terra, para a construção de um parque urbano da Revolução Federalista. O projeto foi cadastrado na Plataforma Mais Brasil, junto ao Ministério do Turismo, por meio da proposta nº 003943/2022. Iniciando os trâmites de análise do nosso projeto, o Ministério do Turismo solicitou a apresentação de uma Lei instituindo este parque urbano para a aprovação deste projeto.
O parque urbano fica em um imóvel com área de 2.912,87m², matrículas nº 98.448 e 91.392, localizado no bairro São Pedro, na Estrada Geral que conduz do centro (Avenida 28 de Maio) à Picada Santa Clara, com testada de 46,19 metros para a Estrada Geral.

Demais projetos aprovados

PROJETO DE LEI Nº 039, de 28 de março de 2022. Amplia a carga horária do contrato temporário de Médico Pediatra, autorizado pela Lei Municipal nº 2610/2021, e alterada pela Lei nº 2623/2021, para até 12 horas semanais, e dá outras providências.

PROJETO DE LEI N° 040, de 28 de março de 2022 Autoriza o Poder Executivo a abrir um Crédito
Suplementar no valor de R$ 100.000,00 para a SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA URBANA, investimento voltado ao saneamento.

PROJETO DE LEI N° 041, de 28 de março de 2022 Institui uma Parcela Complementar de Remuneração aos servidores efetivos, ocupantes do cargo de Odontólogo e Odontólogo de Saúde Bucal, em cumprimento à Lei Federal nº 3.999/1961, que fixa a remuneração dos Cirurgiões Dentistas de acordo com a carga horária, e dá outras providências.

O que foi dito na tribuna

HELENA HERRMANN I A vereadora cumprimentou a todos e de início abordou os 30 anos de Santa Clara do Sul, enaltecendo a história de trabalho da comunidade. Parabenizou todos que se pronunciaram no evento comemorativo, assim como todos que estiveram lá e que iniciaram o município de Santa Clara do Sul. Ressaltou que o município é local de pessoas trabalhadoras e que fazem a diferença. Lembrou que domingo teve o lançamento dos três roteiros da Caminhada Passos de Felicidade, reunindo 150 pessoas de diversos locais da região e do Estado. Conta que participou e que se admirou com a organização. Disse que é importante desenvolver o turismo e incentivar as pessoas a fazerem exercícios. Ela destacou que um dos pontos da caminhada foi o Parque Linear, e enalteceu a beleza e a estrutura. Lembra que no ano passado foi feito um movimento contra o parque, e que alguns vereadores não avaliaram direito quando votaram contra, e que talvez não explicaram direito para os moradores como seria o parque, mesmo sendo dito na Câmara que que ninguém seria prejudicado. Disse que os projetos devem ser votados para beneficiar o povo, para todos, e esse parque é para todos. Reiterou que é preciso fazer um serviço sério sem politicagem. Por fim, convidou a todos a participarem da inauguração do parque.

JONAS MAQUES I Cumprimentou a todos e abordou a troca de nome do monumento para Parque da Revolução Federalista, o que considerou bastante assertivo. Relatou que será um local para as famílias e que vai contar a história. Informou que a verba do deputado Osmar Terra é destinada justamente para fazer parque, e por isso a necessidade da nomenclatura. Agradeceu e parabenizou aos organizadores do jantar comemorativo dos 30 anos de Santa Clara do Sul, valorizando tantas pessoas que lutaram pelo município. Disse que muitas pessoas plantaram para agora colheremos os frutos, independente de partido político. Também convidou a todos para a inauguração do Parque Linear, o que considera um local diferenciado de Santa Clara e que está marcado na história do município. Lembra que fotos do local, postadas em suas redes sociais, chamaram a atenção de gestores do município Fortaleza dos Valos, que vieram conhecer o projeto e a cidade. Ressaltou que esta estrutura disponível da comunidade é um grande diferencial.

MAURO HEINEN I O vereador cumprimentou a todos e abordou os eventos em homenagem aos 30 anos do município, uma programação ampla pensada em vários públicos e que conseguiu mostrar todo o potencial de Santa Clara. Lembrou que por dois anos a comunidade ficou sem nenhuma festividade, e que se fez um planejamento para retomar eventos e comemoração. Disse que muitas pessoas trabalharam pelo município e merecem momentos de lazer. Sobre o jantar comemorativo, disse que foi muito emocionante ver os prefeitos falando, cada um que fez o melhor no seu tempo, e que é preciso se orgulhar dos gestores que tivemos, com gestões limpas e transparentes. Também enalteceu o projeto 042 que nomeia o Parque Federalista, obra que será realizada graças a um projeto de quase um milhão de reais do Osmar Terra, e que permitirá contar a história dos nossos antepassados. Sobre a Inauguração do Parque, convidou a cada vereador para que esteja presente, e lembrou que no ano passado os vereadores da situação tiveram que se posicionar diante de uma pressão enorme de algumas pessoas, que segundo ele não sabiam do que se tratava, por desconhecimento ou talvez de uma má fé se utilizando do cenário político. Afirmou que acredita que não foi explicado aos moradores o que era o projeto, ou que não contaram a verdade sobre ele. Reiterou que essa área sempre foi de APP do município, disponível para toda a população e não apenas de alguns moradores. Declarou que é preciso legislar pra o povo, e que graças ao posicionamento dos vereadores da situação agora a comunidade pode desfrutar do investimento, inclusive muitos que eram contra estão fazendo caminhada e desfrutando. Disse que o problema não é errar, mas sim continuar insistindo no erro por conta do orgulho e da arrogância. Sobre a questão do esgoto, em resposta ao vereador Airton, disse que as caixas coletoras foram construídas, e a ideia é que isso seja feito em todas as partes do arroio. Também reiterou que vão haver mais projetos que necessitarão de debates, e que o posicionamento será a partir da coletividade, e não de interesse de terceiros.

 

 

Data de publicação: 03/04/2022

Compartilhe!