Presidente do Rotary de Santa Clara do Sul falou sobre ações

A sessão da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul, realizada no dia 22 de fevereiro, foi marcada pela participação do Rotary de Santa Clara do Sul. O presidente, Rafael Haas, fez alusão aos 100 anos de fundação do Rotary no Brasil, celebrada no dia 28 de fevereiro.
Falou sobre ações do grupo em prol das pessoas mais necessitadas, com o lema de “Fazer o bem sem olhar a quem”. Entre os exemplos estão doações de material escolar, calçados e agasalhos, etc, assim como cedência de equipamentos ortopédicos. Ele também reiterou a importância do trabalho dos rotarianos, de servir ao próximo nas mais diversas áreas, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e a compreensão, tanto na comunidade como em um aspecto mais amplo.

Na tribuna

HELENA HERRMANN – Cumprimentou a todos e parabenizou os integrantes do Rotary pela chegada dos 100 anos de fundação no Brasil, e pelo trabalho da entidade em Santa Clara do Sul e região. Disse que entidades são importantes, pois o governo não consegue abranger tudo. Citou também a importância de outras entidades, como a Liga Santa-Clarense de Combate ao Câncer. A vereadora também falou sobre o problema de água enfrentado no em uma região do Município. Informou que a equipe da Secretaria de Obras trabalha para solucionar vazamentos na rede, e que uma empresa terceirizada iniciaria em breve os serviços para contribuir. Citou também que as caixas secaram, e por isso foi feito o abastecimento de água, algo que o Município já havia se preparado, antecipando essas situações em meio à estiagem.

AIRTON TELOKEN – Cumprimentou a todos e agradeceu à presença dos rotarianos e do público em geral. Após, elogiou os serviços de patrolamento, conservação de estradas e roçadas, que que não usa a tribuna apenas para cobrar. Disse que o povo lhe repassa muitas informações, como a questão da água. Sobre o que foi dito pela vereadora Helena, que ele teria recebido informação interna na creche sobre a questão da cobertura para as crianças, disse que a informação veio de mães, e que ele levou o problema para o prefeito e secretário. Reiterou que o vereador é o elo com o povo para levar os problemas à Administração. Também falou sobre a comparação entre as administrações, feitas na tribuna da semana anterior. Disse que não há como comparar, pois o município estava caminhando, e hoje há muito mais recursos.

JONAS MARQUES I Cumprimentou a todos, em especial os rotarianos, e também contribuiu com o assunto da falta de água. Disse que é um desafio procurar vazamentos em rede de água, pois a tubulação fica no subsolo. Lembrou que foram contratados caminhões pipa para abastecer as caixas de água com centenas de milhares de litros, e que equipes trabalharam até no feriado para garantir o abastecimento. Por fim, parabenizou o Rotary pelos 100 anos e agradeceu pelo trabalho realizado, assim como a promoção de comunhão das pessoas em prol do próximo.

ROSANI RICHTER I Cumprimentou a todos. Disse que não tinha conhecimento de tantas atividades feitas pelo Rotary, e que se encanta pelo trabalho voluntário, o que considera um projeto de vida, de ser prestador de serviço comunitário para quem precisa. Sobre a solicitação da estiagem, dito pela colega Helena na sessão anterior, lembra que não recebeu informação sobre reunião. Disse que foi procurada por agricultores pedindo sobre o decreto, e que é o papel dela de representar o que a comunidade pediu. Ao colega Alair, disse que acha importante vereadores trazer obras feitas, trabalhos e metas, pois é um espaço que pode ser usado para isso. No entanto, reiterou que tem coisas que não são plausíveis. Ressaltou que a outra Administração fez um trabalho bem feito, com base boa, e que por isso fica fácil dar continuidade. Disse que hoje ainda existem trabalhos a serem realizados, como a Santa no morro, e pediu para não esquecer o trabalho de quem fez antes.

Data de publicação: 25/02/2023