Confira o que foi assunto na sessão

Os números sobre atendimentos na Saúde de Santa Clara do Sul, que em 2022 foram responsáveis por 21,20% do orçamento, e a vinda de mais uma emenda parlamentar para o município foram enaltecidos durante a sessão da Câmara de Vereadores dessa quarta-feira, dia 15.

Na tribuna, as vereadoras Marlene Schonarth e Helena Herrmann expuseram os dados. Para Helena, a verba de R$ 250 mil, de Márcio Biolchi, é a primeira parte que o parlamentar deve enviar para o Município. Ela reforçou que também é papel dos vereadores buscar recursos para dar continuidade aos investimentos. Resultados positivos da Acisc, em parceria com a Administração Municipal, também foram enaltecidos. Confira abaixo a fala das vereadoras na tribuna.

Na tribuna

MARLENE SCHONARTH I Saudou a todos e falou sobre os resultados divulgados na 6ª Conferência Municipal da Saúde, como o total de 6.736 pessoas diferentes atendidas pela equipe do posto de saúde em 2022. Comemorou o fato de a Estratégia da Saúde da Família (ESF), por meio de equipes multidisciplinares, alcançarem a cobertura de 100% da população, inclusive com atendimentos em casa, o que segundo ela é preciso aplaudir. Enalteceu números divulgados, como os atendimentos médicos que superaram 20 mil.

HELENA HERRMANN I Após saudar a todos, deu retorno sobre a questão da leitura da água. Disse que a prefeitura tem dois aparelhos, uma para o interior e outro da cidade, e um desses estragou, o que causou dificuldades na leitura. Disse que agora há um aparelho novo, e o problema não deve mais acontecer. A vereadora enalteceu o evento do Café da Manhã com Empresários, que teve a apresentação das 20 maiores empresas da indústria, comércio e serviços - um momento de trocas que considera muito importantes. Falou sobre a reestruturação da Acisc, em parceria com a Administração Municipal, que conta com 61 associados. Enalteceu os avanços importantes da associação nos últimos anos, como o investimento de R$ 40 mil em oito campanhas, e por isso parabenizou a diretoria. Também destacou os avanços na Saúde. Reiterou que tem que ter uma equipe no posto de saúde para emergências, o que as vezes pode dificultar o atendimento na casa, mas afirmou que a população está bem atendida, e que é surpreendente o quanto é investido em prol da saúde: 21,20% do orçamento, acima dos 15% exigidos por lei. Parabenizou a todos da Secretaria de Saúde pelo trabalho, citando alguns números de investimentos. Por fim, anunciou a vinda de mais uma emenda para o município, de R$ 250 mil, por parte do deputado Márcio Biolchi. Disse que vão vir mais recursos, e que a função do vereador é também buscar recursos.

Alguns dos dados sobre atendimentos (2022)

Atendimentos das enfermeiras: 26.120

Total de atendimentos Técnicos em Enfermagem: 14.912

Total de atendimentos de dentistas:4.546

Total de atendimentos de psicólogas:2.641

Total de atendimentos de nutricionista: 668

Para acessar os dados completos, acesse o arquivo anexado.

Data de publicação: 16/03/2023