Um projeto foi aprovado

A sessão da Câmara de Vereadores de quarta-feira, dia 12, teve a aprovação de um projeto, e vereadores abordaram diversos assuntos na tribuna. O vereador Alair Bourscheidt comemorou a conquista de umma emenda para a compra de uma ambulância, de R$ 325 mil, junto ao deputado Giovani Feltes (Leia a tribuna a seguir).
O projeto, aprovado por unanimidade, é referente à contratação, em situação de emergência e atendendo excepcional interesse público, de um profissional de Educação Física na Saúde Pública, 20 horas semanais. A medida decorre da necessidade de preenchimento de vaga devido ao pedido de exoneração por parte de uma servidora.

Na tribuna

Thiago de Carvalho – Comprimento a todos e falou sobre o seu requerimento. Pediu ao prefeito para analisar o planejamento de medidas para promoção de segurança pública em instituições de ensino do município. Disse que todos os municípios estão adotando medidas em escolas e creches, e que considera de fundamental importância, porque a vida deve ser priorizada. O vereador sugeriu que as propostas sejam apresentadas e discutidas com os pais, assim como foi feito com a mobilidade urbana.

Eduardo Ferla – Cumprimentou a todos e convidou os vereadores a participarem do Café com os Agricultores, no dia 19 de abril, assim como foi feito com os empresários. Considerou o evento muito valioso, e pediu para que todos convidem os agricultores para o evento promovido pelo governo municipal. Informou que no encontro será feita a divulgação dos maiores produtores de acordo com o valor adicionado fiscal, assim como ações, programas, e investimentos no setor.

Airton Teloken I Após cumprimentar a todos, falou que presenciou um acidente de um kombi, envolvendo uma criança, e que demorou quase uma hora para ambulância vir. Disse que a ambulância do município estava no interior, mas entende que deveria ter algum motorista à disposição, para sair de casa, pegar ambulância e levar a criança. Sobre o assunto trazido pelo vereador Tiago, concordou que há medidas que devem ser tomadas. Disse que a creche pode ter segurança assim como dos bancos, com detector de metal e guarda armados. Também reafirmou que problemas de excesso de vegetação seguem nos loteamentos, como no Parque das Flores. Disse que tem muitos terrenos têm capim alto, e sugeriu que o Município faça a roçada e cobre no IPTU dos moradores que não realizarem o trabalho mesmo após notificação. Por fim, o vereador também pediu a instalação de uma lixeira na praça da Santa Clara de Assis, e a reforma de bancos no Parque Odilo Klein.

Helena Herrmann – Cumprimentou a todos e adiantou que está sendo avaliada a questão da segurança nas escolas e creches, que é uma preocupação da Administração Municipal. Disse que é uma situação preocupante, e que é preciso dar segurança para a comunidade escolar. Sobre o assunto da ambulância, disse que pode acontecer de o atendimento estar no interior, e por isso há convênio com o Samu por habitante. Reforçou que é preciso chamar o Samu quando a ambulância do município não estiver disponível. A vereadora também abordou o Censo 2022, que está encerrado em Santa Clara, e que o levantamento extraoficial aponta, entre outros dados, que a população estimada é de 6.892, um aumento de 21% em relação a 2010.

ALAIR BOURSCHEIDT I Cumprimentou a todos e anunciou uma emenda que conseguiu por meio do deputado Giovani Feltes para a compra de uma ambulância de R$ 325 mil. Ele agradeceu ao deputado pela emenda, e desejou aos atletas João Mathias e Messias participar de circuito brasileiro de vôlei de praia, em Saquarema, e foi patrocinado pela prefeitura de Santa Clara do Sul.

Data de publicação: 14/04/2023