Dois projetos foram aprovados por unanimidade

Conquistas da Educação de Santa Clara do Sul e avanços na Saúde e no meio rural foram temas da sessão da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul, realizada na quarta-feira, dia 19 de abril (leia a tribuna baixo). Dois projetos foram aprovados por unanimidade.
A aprovação do projeto 21/2023 criou, no quadro de Cargos do Magistério, o cargo de fonoaudiólogo, com 30horas semanais.O fonoaudiólogo é um profissional que atua diretamente nos problemas de fala e busca prevenir, detectar e minimizar os distúrbios que afetam a população. Este profissional, além de atender individualmente os alunos que demandam deste atendimento, também pode interagir com os professores, a fim de identificar possíveis problemas que podem atrapalhar diretamente no rendimento do aluno, bem como orientá-los para a prática pedagógica em casos específicos, conforme a necessidade de seus alunos.
Já o projeto 022/2023 autoriza o Poder Executivo a participar com os valores mensais que menciona, a instituições credenciadas de longa permanência, pela prestação de serviços de acolhimento institucional de pessoa idosa do Município, carente e sozinha, sem parentesco próximo ou vínculo familiar, além do não ter condições de prover a própria subsistência, atestado mediante laudo de avaliação social.
Pela Lei Municipal nº 1800, de 18 de julho de 2013, o Município foi autorizado a participar com o valor mensal de até meio salário mínimo nacional, pelo abrigo de pessoas idosas carentes e sozinhas, sem parentesco próximo, em Clínica Geriátrica, mediante laudo de avaliação social. Considerando que o valor de meio salário é insuficiente pelos compromissos e custeio do atendimento integral da pessoa abrigada, e num levantamento prévio com outros municípios da região, quando, na maioria, a participação do Poder Público é de acordo com o grau de dependência, pretendemos também ajustar a nossa legislação. Diante disso, foi proposto o custeio de até três vagas, ressaltando que todo benefício será precedido de laudo de avaliação social.

Na tribuna

HELENA HERRMANN I Cumprimentou a todos e comemorou o resultado do rendimento escolar de Santa Clara do Sul no SAERS, que ficou em 17º lugar entre os 498 municípios gaúchos, e por isso parabenizou os professores, alunos e a Administração Municipal. Sobre a Saúde, a vereadora reforçou a importância de que as famílias devem ligar para a Samu, principalmente quando ocorre acidente de trânsito ou quando a ambulância de Santa Clara está em atendimento, pois há convênio do Município com o serviço. Falou também sobre os investimentos do Município na Saúde, que representam mais de 20% do orçamento. Lembrou que o SUS garante apenas parte do custeio. Como exemplo, citou que só em a Administração Municipal pagou mais de um milhão ao HBB para atendimentos aos munícipes.

AIRTON TELOKEN I Cumprimentou a todo, e de início disse que ficou feliz por ter atendido o seu pedido pela reabertura da Anadir Terezinha Mantelli e a instalação de 18 bueiros, e por isso agradece à Administração. Também disse que uma matéria sobre a viagem dos atletas João e Messias, ao Rio de Janeiro, não foi bem feita, pois não citou os empresários que arrecadaram mais de R$ 6 mil para custeio das viagens, sendo que o Município destinou R$ 3 mil. Informou que os empresários são Edu, D’Casa, Mafra, Plátanus, Moda & Esporte, Mais Celular, Arazzo, Both de Forquetinha, IEM Brasil, Neumann, Adri, Nano, PJ, DM e Joel. Agradeceu aos atletas por terem representado Santa Clara do Sul. O vereador também disse que funcionários consideram baixo o vale-alimentação, e pediu atenção do prefeito sobre o tema.

EDUARDO FERLA I Cumprimentou a todos e abordou o Café com os Agricultores, realizado nesta tarde, no Clube XV de Novembro. Disse que foi muito positivo e que os cerca de 190 agricultores presentes se sentiram bastante valorizados. Reiterou que o esclarecimento de números aos agricultores é bastante importante, e parabenizou o prefeito e secretários. Entre os dados divulgados, citou que o setor primário representa 37% da economia, e que o Valor Adicionado Fiscal do Município aumentou 100% nos últimos quatro anos. Também citou que quase a totalidade de arrecadação do município com o meio rural, em 2022, foi devolvido em forma de incentivos, sem contar as obras realizadas, como asfaltamentos. Por fim, lembrou que o Estado homologou o estado de emergência em decorrência da seca, e cumprimentou a todos que se esforçaram para isso.

JONAS MARQUES I Após cumprimentar a todos, o vereador falou sobre a reunião que teve com o prefeito, no dia anterior, e entregando assinaturas dos moradores do Parque das Flores solicitando asfalto em algumas ruas do bairro. Disse que é um sonho dos moradores, pelo bem estar que a via asfaltada traz, e lembrou de diversas obras de asfaltamento que trouxeram avanços nos últimos anos. Disse que sonha ver o bairro asfaltado, com calçadas e ornamentação de flores. Por fim, agradeceu à comunidade do bairro por sonha em um local cada vez melhor para viver, e que essa sinergia é fundamental para o desenvolvimento. Agradeceu ao prefeito por ter recebido e parabenizou por todas as obras feitas.

Data de publicação: 21/04/2023