Soldado Juliano falou sobre a alegria de poder contribuir

Aprovado o projeto que institui uma nova política pública voltada para a prevenção ao uso de drogas e à violência entre crianças e adolescentes Santa Clara do Sul. Trata-se do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que tem como base o programa norte-americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education).

O programa é aplicado nos currículos da Educação Infantil, 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, e também inclui atividades direcionadas aos pais ou responsáveis. As aulas são ministradas semanalmente, com duração de 50 a 60 minutos, por um policial militar fardado, em parceria com os professores.

Além das lições em sala de aula, o PROERD oferece uma variedade de atividades interativas, trabalhos em grupo e aprendizado cooperativo, com o intuito de estimular os alunos a resolverem problemas sem recorrerem às drogas ou à violência.

Uma das características marcantes do programa é a participação ativa dos pais ou responsáveis. Desde a primeira lição, eles são envolvidos nas atividades, recebendo informações sobre o programa e participando de reuniões ao longo do processo.

Na tribuna, o soldado Juliano Schmier, que vai atuar nas escolas, falou sobre a alegria de participar da educação de jovens alunos de Santa Clara do Sul. Ressaltou que o programa foca ensinamentos contra as drogas e a violência, além de ajudar os jovens a terem empatia, bons relacionamentos, responsabilidade e fazerem boas escolhas na vida. Falou da sua alegria de poder atuar nas escolas do município, contribuindo para um futuro melhor de todos.

º. São diretrizes do PROERD: I - Desenvolvimento de ações e aulas de noções de cidadania; II - Desenvolvimento de atividades e administração de aulas que demonstrem a desaprovação da prática de atos de violência entre estudantes das redes pública e privada de ensino; III - Desenvolvimento de programa de prevenção primária ao uso de drogas lícitas e ilícitas, destinado a alertar sobre os malefícios causados à saúde física e mental do usuário; IV - Desenvolvimento de atividades e aulas que esclareçam sobre os riscos decorrentes da dependência química e a criminalidade relacionada, direta ou indiretamente, ao uso de drogas; e, V - Orientação das crianças, adolescentes e familiares acerca das soluções e medidas eficazes quanto à resistência às drogas lícitas e ilícitas.

Vereadores exaltam o trabalho da Brigada Militar

Na tribuna, vereadores exaltaram a instituição do Proerd e também o trabalho da BM. A vereadora Helena Herrmann cumprimentou o soldado Juliano e desejou um bom trabalho para contrubuir com a educação das crianças. Ela também colocou o Consepro à disposição para caso possa ajudar.
Também lembrou que as crianças ganham camisetas, medalhas, e que tem sorteio de ursinhos e de três bicicletas, que deixam as crianças motivadas.
Jonas Marques cumprimentou o soldado Juliano, junto com a Brigada Militar, e desejou um ótimo trabalho nas escolas para contrubuir com a educação dos nossos filhos. Airton Teloken, por sua vez, agradeceu ao soldado Juliano e equipe da Brigada Militar (BM), reforçando a importância da contribuição da polícia nas escolas.

Data de publicação: 05/05/2023