Proposta foi de autoria do vereador Thiago de Carvalho

Aprovado na sessão de quarta-feira, dia 17, o projeto que denomina de Rua Mario Artus uma via do Bairro São Pedro, localizada entre a Rua 9 de Fevereiro e a Avenida 28 de Maio. O autor da iniciativa, vereador Thiago de Carvalho, falou da importância da medida.
Disse que diversos moradores solicitaram a denominação da rua. O vereador conta que propôs o nome de Mário Artas, considerando que essa área pertencia a ele e que ele havia prestado ajuda significativa aos moradores nessa localidade. Informou também que Mário doou madeira para a reconstrução da sociedade Centro de Reservistas, após a destruição pela tempestade.

Na tribuna
HELENA HERRMANN I Cumprimentou o vereador Tite pelo projeto de denoominação de rua e parabenizou a família do Mario Artus, ressaltando a importância da homenagem por conta do trabalho comunitário relalizado. A vereadora também mencionou a possibilidade da mudança do nome da Rua Nove de Fevereiro para Mário Piacini. Enfatizou a necessidade determinar a existência ou não de um projeto de lei relacionado à rua, que leva o antigo nome desde que Santa Clara do Sul pertencia a Lajeado. Ela informou que está em busca do histórico dessa rua, com o auxílio de Nilson Thomas, e aguarda retorno sobre o assunto para futuras discussões de mudança de nome. A vereadora também agradeceu a presidente da Liga Santa Clarense de Combate ao Câncer, Marlene, e todas as integrantes, pela dedicação à entidade. Mencionou a realização de um evento em alusão ao Dia Municipal de Combate ao Câncer, no qual foram levantados recursos por meio de doações da comunidade. A vereadora destacou a importância dos suplementos e medicamentos fornecidos pela Liga, bem como o auxílio no encaminhamento de doadores de sangue. Ela expressou a gratidão pelas doações recebidas e concluiu seu pronunciamento convidando a comunidade a adotar a Liga de Santa Clara, destacando que a organização é composta por pessoas locais que se esforçam para ajudar os pacientes com câncer do município.

THIAGO DE CARVALHO I O vereador cumprimentou a todos e abordou dois assuntos. Primeiramente, tratou da questão da denominação de uma rua no bairro São Pedro, o que foi solicitado por diversos moradores. O vereador conta que propôs o nome de Mário Artas, considerando que essa área pertencia a ele e que ele havia prestado ajuda significativa aos moradores nessa localidade. Informou também que ele doou madeira para a reconstrução da sociedade Centro de Reservistas, após a destruição pela tempestade. Em seguida, o vereador abordou um assunto que já havia sido apresentado anteriormente. Solicitou a inclusão do auxílio na hidromassagem para pessoas com sessenta anos ou mais no programa "Santa Clara mais feliz". O vereador destacou que muitos idosos não possuem condições de realizar atividades físicas como academia, caminhadas ou exercícios funcionais devido às limitações físicas. Ele ressaltou que a prática da hidroginástica tem se mostrado benéfica para a saúde dos idosos, resultando em menos visitas aos postos de saúde. O vereador mencionou que outros municípios já possuem convênios para oferecer esse benefício aos idosos e considerou essa ideia uma adição positiva ao programa em Santa Clara.

MARLENE SCHONARTH I Após cumprimentar a todos, a vereadora relatou sua participação na Conferência Estadual da Saúde em Porto Alegre, que ocorreu durante três dias. Ela enfatizou que a experiência foi extremamente válida e enriquecedora. Ao ouvir as experiências de pessoas de outras cidades, a vereadora reconheceu o valor do trabalho realizado em Santa Clara, tanto em relação ao atendimento na Saúde quanto ao esforço do governo municipal em relação à Saúde. Ela destacou que Santa Clara está de parabéns pela disponibilidade da UBS, que considera um mini-hospital. A vereadora considerou a conferência uma oportunidade significativa para aprofundar seu conhecimento sobre a saúde em Santa Clara e expressou sua satisfação com a participação no evento, e ressaltou a importância de continuar com o programa "Santa Clara mais feliz".

Data de publicação: 23/05/2023