Representante de associação falou sobre o trabalho realizado em Santa Clara do Sul

O Grupo de Apoio e Proteção aos Animais (Gapa), de Santa Clara do Sul, foi apresentado na sessão da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul, realizada nesta quarta-feira. Uma das voluntárias, Tailini Wickert apresentou o trabalho do grupo, formado por aproximadamente 35 pessoas. Durante sua fala, enfatizou a importância das ações realizadas diante da crescente demanda por assistência aos animais de rua e àqueles cujos tutores não têm condições de arcar com os custos de seus cuidados.

A representante do GAPA mencionou diversos casos de animais que precisaram do apoio do grupo, ressaltando a complexidade em lidar com esses desafios devido à escassez de recursos e espaço físico. Consciente do aumento da demanda e da necessidade de alcançar um público mais amplo, Tailini enfatizou a importância da divulgação do trabalho realizado pelo grupo, já que muitas pessoas interessadas em adotar ou oferecer um lar temporário para os animais não tinham acesso às informações do GAPA.

Durante seu pronunciamento, foi destacada a necessidade de apoio da comunidade e de estabelecer parcerias para ampliar a divulgação das ações do grupo, além de suprir as necessidades básicas dos animais, como ração, cobertores e cuidados veterinários. A busca por um local físico para abrigar os animais e facilitar o processo de adoção também foi mencionada, destacando que o GAPA ainda não possui essa estrutura.

Tailini ressaltou que a comunidade pode fazer a diferença ao doar cobertores, roupas e outros itens que possam ajudar os animais necessitados. Ela informou que interessados em contribuir podem entrar em contato com o grupo para fazer a entrega dos donativos, ou até mesmo contar com a disponibilidade dos integrantes para buscar as doações. Além disso, foi mencionada a opção de deixar a ração paga na Agropet como forma de apoio.

Os vereadores presentes na sessão manifestaram seu apoio ao GAPA e se prontificaram a auxiliar nas ações do grupo. Eles colocaram a Câmara Municipal à disposição para buscar soluções conjuntas e promover iniciativas que fortaleçam a proteção animal em Santa Clara do Sul. A vereadora Helena Herrmann também citou o projeto aprovado na Câmara que destina uma verba para a castração de animais (leia a seguir na tribuna).

O GAPA de Santa Clara do Sul busca sensibilizar a população sobre a importância da proteção animal e convida a todos a se unirem em prol dessa causa nobre. Para mais informações sobre como contribuir ou se envolver com o grupo, os interessados podem entrar em contato com o GAPA local. Juntos, é possível fazer a diferença na vida dos animais e promover o bem-estar deles em nossa comunidade.

Projeto aprovado

Durante a sessão foi aprovado, por unanimidade, o projeto 026/2023, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito suplementar de R$ 90 mil para suplementar as rubricas específicas de Manutenção da Frota de Veículos, Máquinas e Equipamentos, tanto da Secretaria de Infraestrutura como da Secretaria de Sustentabilidade, cujos recursos servirão para o abastecimento da frota, aquisição de pneus e óleos e a substituição de peças.

Tribuna

JONAS MARQUES I O vereador Jonas iniciou seu pronunciamento cumprimentando a todos, e após falou sobre a décima primeira conferência de assistência social ocorrida no município. Jonas fez questão de destacar e parabenizar a secretária Iara, a coordenadora de assistência social Anelise e a coordenadora do CRAS, Andreia Burger, pelo empenho na organização e promoção do evento. A conferência, que teve como tema "O SUAS que temos e o SUAS que queremos", contou com a participação da conselheira estadual Maria Lopes. Ressaltou a importância desse tipo de conferência, pois propicia à comunidade a oportunidade de dialogar, opinar e debater acerca das políticas públicas sociais, direcionadas à assistência social no município.

HELENA HERRMANN I A vereadora cumprimentou a todos, em especial aos voluntários integrantes do Gapa, e disse que a iniciativa a deixa bastante feliz. Destacou a importância louvável do gesto de coragem e amor aos animais para o grupo iniciar esse projeto. A vereadora também informou que havia um projeto de lei aprovado na Câmara, que destinava um valor de trinta mil quinhentos e seis reais e oitenta centavos, proveniente do governo estadual, para atender ao programa "Melhores Amigos". Ela mencionou que o projeto de lei seria regulamentado por meio de decreto e que o processo de licitação já havia ocorrido, com três empresas apresentando a documentação necessária. No entanto, a vereadora informou que era necessário realizar um novo edital de licitação, pois as três empresas participantes não seguiram as normas documentais. Portanto, seria aberto um novo edital. Helena também mencionou que, embora o projeto inicial não fosse direcionado aos cachorros de rua, o edital contemplava essa categoria. A vereadora ressaltou a importância de ter alguém responsável para cadastrar o animal, e mencionou que os cachorros poderiam retornar ao local de origem após serem castrados. Helena esclareceu que, no caso dos cachorros de rua, não era necessário o comprovante de inscrição no Cadastro Único, pois eram pessoas que estavam pegando os animais e cuidando deles. Helena assegurou que a Câmara Municipal está à disposição para contribuir e ajudar no que for necessário.

Data de publicação: 25/05/2023

Créditos: Leonardo Heisler