Projeto permite facilitar e ampliar atendimentos

A sessão da Câmara de Vereadores de quarta-feira, dia 7 de junho, foi marcada por um importante avanço na Saúde. Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 032/2023, uma medida que autoriza o Poder Executivo a firmar um contrato de rateio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (CONSISA), visando o custeio de despesas relacionadas ao Programa de Traumatologia das regiões de saúde 29ª e 30ª, desenvolvido no município de Estrela, por meio do Hospital Estrela.
O projeto, que recebeu ampla discussão e apoio por parte dos vereadores, representa um avanço significativo para a saúde da região. Até então, os atendimentos de traumatologia de alta complexidade eram encaminhados para a rede hospitalar do município de Canoas. Agora, o Hospital Estrela, que demonstrou interesse e capacidade técnico-operacional para assumir a demanda, passa a ser referência.
Como os recursos repassados pela Secretaria Estadual de Saúde seriam insuficientes para cobrir todas as despesas e investimentos necessários, os prefeitos dos municípios integrantes do CONSISA, em conjunto com os Secretários e a Coordenadoria Regional de Saúde, decidiram pela contribuição mensal de R$ 0,66 por habitante, a ser repassada pelos municípios envolvidos. Santa Clara do Sul agora passa a oferecer este avanço aos moradores.
Durante seu pronunciamento na tribuna, o vereador João Carlos Heinen expressou seu apoio ao projeto, destacando os desafios pessoais que enfrenta em relação à sua saúde. Ele ressaltou a importância de agilizar procedimentos cirúrgicos e manifestou a esperança de que todos que necessitam de tratamento médico sejam prontamente atendidos.
Por sua vez, a vereadora Helena Herrmann elogiou os esforços da saúde de Santa Clara do Sul em atender à população. A vereadora expressou sua satisfação por comparecer ao evento no Hospital Estrela, que marcou o início dos serviços de alta e média complexidade em traumato-ortopedia, beneficiando 360 mil pessoas de 37 municípios da região.
Helena informou que o hospital terá capacidade para realizar 72 cirurgias de média complexidade, 16 de alta complexidade e 704 consultas especializadas por mês, com financiamento tripartite. A aprovação do projeto nessa sessão viabiliza os atendimentos de alta complexidade para os munícipes, o que deve facilitar o deslocamento e diminuir as filas de espera por cirurgias.
Ao encerrar seu pronunciamento, a vereadora destacou o esforço de todos na busca por melhorias na saúde e agradeceu à secretária Iara pelo trabalho realizado. Com a aprovação desse projeto, Santa Clara do Sul dá um importante passo para fortalecer seu sistema de saúde e garantir atendimento de qualidade para sua população.

Infraestrutura
Na tribuna, o vereador joão também abordou questões relacionadas à infraestrutura do município, como a necessidade de melhorias nas calçadas, especialmente nas esquinas, instalação de dispositivos em bocas de lobo e ainda investimentos no Parque das Flores.

Lançamento do livro e aplicativo
Helena destacou o lançamento do livro Nós não estamos sozinhos – História de fé e luta de Santa Clara do Sul, ressaltando a importância de resgatar a história local. Além disso, Helena mencionou o lançamento do aplicativo para a cidade, enfatizando sua utilidade para informações públicas, turismo, vagas de emprego e cadastro de empresas.

Data de publicação: 12/06/2023