Sessão ocorreu nessa quarta-feira

Diante de críticas de vereadores da oposição em relação às condições de algumas estradas do município, e ainda da suspensão temporária do turno integral, o presidente da Câmara de Santa Clara do Sul, Edson Mallmann, e a vereadora Helena Herrmann, pediram bom senso e compreensão, visto que profissionais da Administração Municipal se empenham para garantir a normalidade após as constantes chuvas que atingiram a região. O debate ocorreu na sessão dessa quarta-feira, 15, trazendo uma série de questões.

Sobre as estradas, os vereadores disseram que a Secretaria da Infraestrutura trabalha de forma intensa para recuperar os estragos causados por cerca de 700 milímetros de chuva nas duas semanas anteriores. Inclusive com mutirão no interior.

Já em relação ao turno integral, informaram que será retomado na segunda-feira, e que muitos desafios foram superados para que isso possa acontecer, desde a logíistica até fornecimento de alimentos dos produtores do município que sofreram perdas.

Debate na tribuna

O vereador Volmir Alves iniciou sua intervenção agradecendo à Certel pelo restabelecimento da energia elétrica em sua região, destacando a importância desse serviço essencial para a população. Em seguida, Volmir enfatizou a necessidade de priorizar a melhoria das estradas, especialmente os acessos em áreas como Sampainho, que enfrentam condições precárias de tráfego.

Por sua vez, o vereador Airton Teloken expressou seu descontentamento com o contraponto feito ao seu pedido pela compra de geradores, reforçando sua obrigação de levar as demandas dos munícipes à câmara. Teloken também abordou a situação crítica das vias em obras na região do Passo Fundo Eck, ressaltando que tais trabalhos deveriam ter sido realizados em épocas mais propícias, como janeiro e fevereiro. Além disso, o vereador trouxe à tona a insatisfação de pais de alunos pela suspensão temporária do turno integral, que gerou um debate sobre a logística e produção de alimentação nas escolas.

Enquanto isso, a vereadora Helena Herrmann destacou a compreensão necessária da comunidade diante das condições enfrentadas, especialmente no que diz respeito à manutenção das estradas, enfatizando a importância de priorizar a locomoção das pessoas. Por fim, o vereador Edson Mallmann também abordou os desafios enfrentados pelo município após as recentes chuvas, criticando a falta de empatia de alguns colegas da oposição em relação aos problemas enfrentados. Ele defendeu a administração municipal e incentivou a união e ações positivas como forma de superar os desafios presentes.

Data de publicação: 16/05/2024